sicnot

Perfil

Mundo

Pessoas obcecadas com gramática são menos simpáticas

As pessoas obcecadas pela gramática são menos simpáticas que todas as outras. É a conclusão de um estudo da Universidade do Michigan, nos EUA, publicado na revista PLOS One.

O estudo envolveu mais de 80 participantes, a quem foi pedido que lessem respostas de email a um anúncio para colega de quarto e que "avaliassem" quem o tinha escrito nos critérios sociais e académicos.

Os cientistas Julie Boland e Robin Queen relacionam a introversão e a extroversão com a forma como os erros gramaticais são percecionados.

"As pessoas mais extrovertidas tendem a deixar passar os erros escritos que fazem os introvertidos julgar mais negativamente as pessoas que cometeram esses erros. As pessoas menos agradáveis são mais sensíveis aos erros gramaticais", afirma o estudo.

De acordo com o professor de Linguística da Universidade de Nova Iorque Gregory Guy, esta conclusão não é inteiramente nova.

"A ideologia da correção e da precisão está constantemente a confrontar a realidade linguística, que tem uma grande diversidade, por isso imagino que os traços de personalidade se correlacionam com as atitudes de linguagem", explicou à Mashable.

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.