sicnot

Perfil

Mundo

Pessoas obcecadas com gramática são menos simpáticas

As pessoas obcecadas pela gramática são menos simpáticas que todas as outras. É a conclusão de um estudo da Universidade do Michigan, nos EUA, publicado na revista PLOS One.

O estudo envolveu mais de 80 participantes, a quem foi pedido que lessem respostas de email a um anúncio para colega de quarto e que "avaliassem" quem o tinha escrito nos critérios sociais e académicos.

Os cientistas Julie Boland e Robin Queen relacionam a introversão e a extroversão com a forma como os erros gramaticais são percecionados.

"As pessoas mais extrovertidas tendem a deixar passar os erros escritos que fazem os introvertidos julgar mais negativamente as pessoas que cometeram esses erros. As pessoas menos agradáveis são mais sensíveis aos erros gramaticais", afirma o estudo.

De acordo com o professor de Linguística da Universidade de Nova Iorque Gregory Guy, esta conclusão não é inteiramente nova.

"A ideologia da correção e da precisão está constantemente a confrontar a realidade linguística, que tem uma grande diversidade, por isso imagino que os traços de personalidade se correlacionam com as atitudes de linguagem", explicou à Mashable.

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16