sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Coreia do Sul confirma indícios de que o Norte prepara teste nuclear

A Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, confirmou hoje que diversos relatórios dos serviços de informação sugerem que a Coreia do Norte está pronta para conduzir um quinto teste nuclear, desafiando as sanções da ONU.

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

© Edgard Garrido / Reuters

"Indícios de que estão a preparar um quinto teste nuclear foram recentemente detetados", disse Park, numa reunião com a sua equipa.

Estas declarações surgem após notícias de meios de comunicação social sul-coreanos em que fontes governamentais e dos serviços de inteligência, não identificadas, denunciam um aumento da atividade em Punggye-ri, o local de testes nucleares da Coreia do Norte.

Um novo teste representaria um desafio de Pyongyang às sanções adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU após o ensaio nuclear de janeiro.

Pyongyang prepara-se para um congresso do partido no início do próximo mês, onde se espera que o líder Kim Jong-un anuncie a intenção de elevar o programa de armas nucleares do país a um novo nível.

Vários analistas sugeriram que o regime levará a cabo um quinto teste nuclear como manifestação de força antes do início do congresso.

"Não sabemos que tipo de provocações inesperadas podem ocorrer", disse Park.

O Ministério da Defesa sul-coreano está em alerta perante a possibilidade de um novo teste.

"Tendo em conta as atuais atividades, acreditamos que há a possibilidade de o Norte realizar um teste nuclear subterrâneo, e estamos a monitorizar a situação", afirmou o porta-voz do ministério, Moon Sang-Gyun.

O clima de tensão tem-se agravado na península coreana desde que o Norte realizou o quarto teste nuclear, em janeiro, e lançou um 'rocket' no mês passado, encarado pela comunidade internacional como um teste de míssil balístico encoberto.

O Conselho de Segurança da ONU respondeu impondo as mais severas sanções até à data.

Por seu lado, Pyongyang adotou uma postura desafiadora e reagiu fazendo uma série de lançamentos de mísseis de curto e médio alcance. Anunciou ainda vários desenvolvimentos na sua capacidade técnica nuclear.

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16