sicnot

Perfil

Mundo

Putin e Poroshenko discutem destino de piloto ucraniana e dois cidadãos russos

O Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Petro Poroshenko, discutiram hoje ao telefone o destino da piloto ucraniana detida na Rússia e em greve de fome e de dois russos capturas e julgados na Ucrânia.

© Grigory Dukor / Reuters

"A questão da Nadezhda Savchenko, bem como o destino dos dois cidadãos russos Aleksander Aleksandrov e Yevgeny Yerofeyev foi abordada", referiu o Kremlin, após o telefonema, referindo-se à piloto ucraniana na versão russa do seu primeiro nome.

Poroshenko já tinha proposta a troca de Savchenko pelos dois russos, que foram condenados hoje a 14 anos de prisão.

O Kremlin informou também que os dois líderes concordaram que Moscovo autorize "em breve" o cônsul-geral da Ucrânia a visitar a piloto na prisão.

Numa declaração em Kiev, Poroshenko disse que pediu a "libertação imediata" da piloto, que foi condenada a 22 anos de prisão por um tribunal russo, que a acusou de ter matado dois jornalistas russos.

Lusa

  • Rebeldes sírios e Daesh confrontam-se na cidade de Al-Bab
    0:44

    New Articles

    Depois da operação militar da Turquia na cidade síria Al-Bab, os rebeldes sirios retomam os confrontos diretos com militantes do Daesh. Foram hoje reveladas imagens publicadas numa rede social, que mostram a cidade de Al-Bab, um dos principais alvos dos combates entre a Turquia e o aliados ocidentais, o Daesh e alguns dos rebeldes que lutam contra o regime de Bashar Al-Assad.