sicnot

Perfil

Mundo

Putin e Poroshenko discutem destino de piloto ucraniana e dois cidadãos russos

O Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Petro Poroshenko, discutiram hoje ao telefone o destino da piloto ucraniana detida na Rússia e em greve de fome e de dois russos capturas e julgados na Ucrânia.

© Grigory Dukor / Reuters

"A questão da Nadezhda Savchenko, bem como o destino dos dois cidadãos russos Aleksander Aleksandrov e Yevgeny Yerofeyev foi abordada", referiu o Kremlin, após o telefonema, referindo-se à piloto ucraniana na versão russa do seu primeiro nome.

Poroshenko já tinha proposta a troca de Savchenko pelos dois russos, que foram condenados hoje a 14 anos de prisão.

O Kremlin informou também que os dois líderes concordaram que Moscovo autorize "em breve" o cônsul-geral da Ucrânia a visitar a piloto na prisão.

Numa declaração em Kiev, Poroshenko disse que pediu a "libertação imediata" da piloto, que foi condenada a 22 anos de prisão por um tribunal russo, que a acusou de ter matado dois jornalistas russos.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19