sicnot

Perfil

Mundo

Refugiado iraquiano nos EUA expulso de avião por falar árabe

Um estudante universitário foi expulso de um avião nos Estados Unidos porque estava a falar árabe. O número de muçulmanos vítimas de discriminação no país de acolhimento está a aumentar, revela o New York Times.

© Lucy Nicholson / Reuters

Khairuldeen Makhzoomi é um refugiado iraquiano de 26 anos a estudar na Universidade da Califórnia. A 6 de abril fazia a ligação aérea entre Los Angeles e Oakland quando uma passageira se assustou ao ouvi-lo falar árabe ao telefone. Um funcionário da Southwest Airlines obrigou-o a abandonar o avião.

"Isto é o que a islamofobia está a fazer a este país", lamentou Makhzoomi ao funcionário.

A diretora do Conselho para as Relações Americano-Islâmicas, Zahra Billoo confirmou ao New York Times que já aconteceram pelo menos seis situações semelhantes este ano. Nesta mesma companhia outro passageiro muçulmano foi expulso do avião na semana anterior.

"Estamos preocupados com o crescente número de muçulmanos alvo de discriminação quando tentam viajar", disse Billoo.

A companhia aérea apenas disse que lamenta a situação.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.