sicnot

Perfil

Mundo

Combinação de dois fármacos com sucesso em mais de 20% dos casos de melanoma

Uma combinação de dois fármacos está a ter resultados considerados muito positivos no tratamento de melanoma. Cerca de um quinto dos doentes com este tipo de cancro que se submeteu ao tratamento não tem agora sinais do tumor, demonstra um estudo britânico.

O melanoma é o mais grave dos cancros de pele.

O melanoma é o mais grave dos cancros de pele.

A dupla ipilimumab e nivolumab parece ser um caso de sucesso no que diz respeito às imunoterapias de combate ao cancro. Num grupo de 142 pacientes com melanoma em estado avançado submetidos a este tratamento, 69% continua a resistir à doença dois anos após a administração destes fármacos.

Os médicos do Royal Marsden Hospital de Londres, onde teve lugar este estudo, dizem que os primeiros resultados são "muito encorajadores". Em 22% dos casos, os doentes parecem não aprensentam sinais do tumor.

Contudo, importa referir que mais de metade dos pacientes que se submeteram aos testes clínicos com estes fármacos tiveram de interromper os tratamento devido aos efeitos secundários.

"É importante avaliarmos os benefícios deste tratamento a longo prazo, embora este ainda seja apenas um pequeno estudo", disse à BBC James Larkin, médico e um dos responsáveis pela investigação no Royal Marsden Hospital.

Um estudo mais alargado está já em curso, perto de mil doentes estão a realizar testes, numa fase inicial que ainda não permite tirar conclusões mais abrangentes.

O melanoma, o mais grave dos cancros de pele, tem aumentado na Europa, incluindo Portugal.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..