sicnot

Perfil

Mundo

Combinação de dois fármacos com sucesso em mais de 20% dos casos de melanoma

Uma combinação de dois fármacos está a ter resultados considerados muito positivos no tratamento de melanoma. Cerca de um quinto dos doentes com este tipo de cancro que se submeteu ao tratamento não tem agora sinais do tumor, demonstra um estudo britânico.

O melanoma é o mais grave dos cancros de pele.

O melanoma é o mais grave dos cancros de pele.

A dupla ipilimumab e nivolumab parece ser um caso de sucesso no que diz respeito às imunoterapias de combate ao cancro. Num grupo de 142 pacientes com melanoma em estado avançado submetidos a este tratamento, 69% continua a resistir à doença dois anos após a administração destes fármacos.

Os médicos do Royal Marsden Hospital de Londres, onde teve lugar este estudo, dizem que os primeiros resultados são "muito encorajadores". Em 22% dos casos, os doentes parecem não aprensentam sinais do tumor.

Contudo, importa referir que mais de metade dos pacientes que se submeteram aos testes clínicos com estes fármacos tiveram de interromper os tratamento devido aos efeitos secundários.

"É importante avaliarmos os benefícios deste tratamento a longo prazo, embora este ainda seja apenas um pequeno estudo", disse à BBC James Larkin, médico e um dos responsáveis pela investigação no Royal Marsden Hospital.

Um estudo mais alargado está já em curso, perto de mil doentes estão a realizar testes, numa fase inicial que ainda não permite tirar conclusões mais abrangentes.

O melanoma, o mais grave dos cancros de pele, tem aumentado na Europa, incluindo Portugal.

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31