sicnot

Perfil

Mundo

Combinação de dois fármacos com sucesso em mais de 20% dos casos de melanoma

Uma combinação de dois fármacos está a ter resultados considerados muito positivos no tratamento de melanoma. Cerca de um quinto dos doentes com este tipo de cancro que se submeteu ao tratamento não tem agora sinais do tumor, demonstra um estudo britânico.

O melanoma é o mais grave dos cancros de pele.

O melanoma é o mais grave dos cancros de pele.

A dupla ipilimumab e nivolumab parece ser um caso de sucesso no que diz respeito às imunoterapias de combate ao cancro. Num grupo de 142 pacientes com melanoma em estado avançado submetidos a este tratamento, 69% continua a resistir à doença dois anos após a administração destes fármacos.

Os médicos do Royal Marsden Hospital de Londres, onde teve lugar este estudo, dizem que os primeiros resultados são "muito encorajadores". Em 22% dos casos, os doentes parecem não aprensentam sinais do tumor.

Contudo, importa referir que mais de metade dos pacientes que se submeteram aos testes clínicos com estes fármacos tiveram de interromper os tratamento devido aos efeitos secundários.

"É importante avaliarmos os benefícios deste tratamento a longo prazo, embora este ainda seja apenas um pequeno estudo", disse à BBC James Larkin, médico e um dos responsáveis pela investigação no Royal Marsden Hospital.

Um estudo mais alargado está já em curso, perto de mil doentes estão a realizar testes, numa fase inicial que ainda não permite tirar conclusões mais abrangentes.

O melanoma, o mais grave dos cancros de pele, tem aumentado na Europa, incluindo Portugal.

  • Quatro pessoas assassinadas em Barcelos

    País

    Quatro pessoas, entre elas uma grávida, foram assassinadas hoje em Tamel, no concelho de Barcelos. As vítimas terão sido esfaqueadas e o suspeito já se entregou.

    Em desenvolvimento

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.