sicnot

Perfil

Mundo

Combinação de dois fármacos com sucesso em mais de 20% dos casos de melanoma

Uma combinação de dois fármacos está a ter resultados considerados muito positivos no tratamento de melanoma. Cerca de um quinto dos doentes com este tipo de cancro que se submeteu ao tratamento não tem agora sinais do tumor, demonstra um estudo britânico.

O melanoma é o mais grave dos cancros de pele.

O melanoma é o mais grave dos cancros de pele.

A dupla ipilimumab e nivolumab parece ser um caso de sucesso no que diz respeito às imunoterapias de combate ao cancro. Num grupo de 142 pacientes com melanoma em estado avançado submetidos a este tratamento, 69% continua a resistir à doença dois anos após a administração destes fármacos.

Os médicos do Royal Marsden Hospital de Londres, onde teve lugar este estudo, dizem que os primeiros resultados são "muito encorajadores". Em 22% dos casos, os doentes parecem não aprensentam sinais do tumor.

Contudo, importa referir que mais de metade dos pacientes que se submeteram aos testes clínicos com estes fármacos tiveram de interromper os tratamento devido aos efeitos secundários.

"É importante avaliarmos os benefícios deste tratamento a longo prazo, embora este ainda seja apenas um pequeno estudo", disse à BBC James Larkin, médico e um dos responsáveis pela investigação no Royal Marsden Hospital.

Um estudo mais alargado está já em curso, perto de mil doentes estão a realizar testes, numa fase inicial que ainda não permite tirar conclusões mais abrangentes.

O melanoma, o mais grave dos cancros de pele, tem aumentado na Europa, incluindo Portugal.

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Será este o "momento mais Ronaldo" de sempre?

    Desporto

    Cristiano Ronaldo é protagonista de mais um momento que corre nas redes sociais. Depois de marcar o sexto golo do Real Madrid frente ao Desportivo da Corunha, o jogador português ficou ferido no rosto e foi obrigado a abandonar o campo. Mas antes, mesmo com a cara ensanguentada, pediu um telemóvel com "espelho" para ver a extensão do corte. Há quem brinque com a situação, dizendo que Ronaldo levou a sua obsessão com a sua imagem a um novo nível, mas há também quem desvalorize a situação.

    SIC

  • Democratas aceitam compromisso para acabar com shutdown nos EUA

    Mundo

    Os senadores democratas aceitaram esta segunda-feira um acordo orçamental provisório que vai permitir acabar com a paralisação parcial do Governo federal dos Estados Unidos, situação conhecida como shutdown, anunciou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC