sicnot

Perfil

Mundo

Estátua de Hércules em França passa a ter pénis amovível para evitar vandalismo

A estátua de Hércules no município de Arcachon, sudoeste de França, passará a ter um pénis desmontável que apenas será colocado nas cerimónias públicas, para contrariar a sistemática amputação, informou hoje a imprensa.

sudouest.fr

"Não desejo a ninguém, nem sequer aos meus piores inimigos, o que ocorre a esta estátua. É constantemente", disse o presidente da câmara de Arcachon, Yves Foulon, em declarações ao jornal Soud Ouest.

Um adjunto do autarca comentou recentemente, numa reunião com munícipes, que "Hércules tem uma virilidade frágil" e revelou que o município optou por "uma prótese removível que será colocada na estátua [com 3,10 metros de altura] em cada cerimónia".

A representação do semideus grego é uma obra de Claude Bouscau e foi inaugurada a 22 de agosto de 1948 como símbolo da resistência contra os nazis.

O filho de Zeus, que, segundo a mitologia, passou uma noite com as 51 filhas do rei Tespio, tem o rosto de um opositor ao fascista italiano Benito Mussolini.

O próprio escultor teve de refazer duas vezes o pénis da escultura, porque desde o início, segundo o jornal, aparecia mutilado - uma tradição que se manteve ao longo das décadas, criando a necessidade de implantar uma prótese.

"É a melhor solução. Caso contrário, a anatomia de Hércules teria de ser vigiada com grande atenção", afirmou Martine Phelippot, a quem a autarquia encarregou de preservar a estátua intacta.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.