sicnot

Perfil

Mundo

Forte explosão no centro de Cabul em bairro densamente povoado

A forte explosão de hoje de manhã no centro de Cabul, em plena hora de ponta, ocorreu num bairro densamente povoado, próximo de vários complexos militares, segundo disse a polícia à AFP. Ainda não há confirmação sobre eventuais vítimas da detonação, mas as autoridades admitem a existência de várias vítimas mortais. A explosão fez tremer janelas a várias milhas de distância e gerou uma densa nuvem de fumo.

© Omar Sobhani / Reuters

A explosão acontece uma semana depois de os talibãs anunciarem o início da sua "ofensiva de primavera".

Até ao momento nenhum grupo reivindicou o ataque.

Na passada terça-feira, os talibãs afegãos anunciaram o início da sua "ofensiva de primavera", apesar dos esforços do Governo de Cabul para trazer os insurgentes à mesa das negociações, com o objetivo de pôr um fim ao conflito.

Os talibãs alertaram que iriam "realizar ataques de larga escala contra posições inimigas em todo o país" durante a ofensiva apelidada de Operação Omari, em honra do fundador do movimento, Mullah Omar, cuja morte foi anunciada no ano passado.

A ofensiva anual de primavera dos talibãs assinala habitualmente o início da "época de combate", embora neste inverno o período de calma tenha sido mais curto e de terem continuado a combater as forças do Governo, ainda que com menor intensidade.

Com Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.