sicnot

Perfil

Mundo

Por que comer legumes faz bem ao ambiente

Deixar de andar de carro ou parar de comer carne, a bem do ambiente? A melhor opção poderá ser a segunda. A razão é simples: o gado gera mais gases com efeito de estufa que os aviões, comboios e automóveis, sustentam alguns estudos compilados pela The Economist.

reuters

Segundo um estudo da FAO, os ruminantes "domésticos" de todo o mundo libertam 100 mil toneladas de metano - um gás com efeito de estufa 25 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono.

Os ruminantes como as vacas ou as ovelhas têm bactérias no estômago capazes de digerir plantas rijas e ricas em celulose, o que se traduz na produção de gases que são depois libertados.

Um outro estudo, de 2013, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences associa a produção de gases com efeito de estufa por cada quilo de proteína de diferentes animais: a galinha e o porco são as opções mais amigas do ambiente, aliadas à eficiência da sua produção.

Um estudo recente, também publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, calcula os benefícios de uma dieta pobre em carne ou mesmo sem carne, até 2050. O modelo tem por base um regime alimentar que inclui cinco porções de legumes e frutas por dia, menos de 50 g de açúcar, até 43g de carne vermelha e um total de entre 2200 - 2300 calorias, a par de uma dieta vegetariana e vegan.

Com uma dieta pobre em carne, os gases com efeito de estufa terão um aumento modesto, de cerca de 7% até 2050. Por outro lado, uma mudança generalizada da população para o vegetarianismo poderia reduzir as emissões em quase dois terços, e para o veganismo em 70%.

Segundo a The Economist, controlar a quantidade de carne consumida pela população não é, porém, do interesse dos governos

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.