sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha pede à Bélgica para encerrar dois reatores nucleares para testes de segurança

A Alemanha pediu à Bélgica para parar os seus reatores nucleares Tihange 2 e Doel 3, reabertos recentemente após uma longa pausa, para a realização de mais testes sobre a sua segurança, indicou hoje o Ministério do Ambiente.

© Vincent Kessler / Reuters

Berlim tinha pedido a uma comissão de peritos alemães para analisar a segurança dos dois reatores, que representam um terço da potência dos sete reatores belgas.

Tihange 2 e Doel 3 estiveram parados dois anos por receios acerca da sua segurança, devido à existência de fissuras, mas recomeçaram a funcionar em dezembro.

Os especialistas alemães "não têm indícios concretos" que as fissuras representem um perigo, "mas também não podem confirmar que não seja o caso", segundo um comunicado do ministério.

"É por isso que considero que seria bom parar provisoriamente os reatores, para realizar outros testes", declarou a ministra alemã Barbara Hendricks citada no comunicado.

"Fiz o pedido junto do governo belga", adiantou, "(...) isso mostraria que a Bélgica leva a sério as preocupações do seu vizinho alemão".

A Alemanha, que está a fechar os seus reatores nucleares, preocupa-se com o facto das instalações dos seus vizinhos poderem representar uma ameaça para a sua segurança. Além dos belgas, tem pedido a Paris para fechar as centrais de Cattenom, na região de Lorena, e de Fessenheim, na Alsácia.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.