sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha pede à Bélgica para encerrar dois reatores nucleares para testes de segurança

A Alemanha pediu à Bélgica para parar os seus reatores nucleares Tihange 2 e Doel 3, reabertos recentemente após uma longa pausa, para a realização de mais testes sobre a sua segurança, indicou hoje o Ministério do Ambiente.

© Vincent Kessler / Reuters

Berlim tinha pedido a uma comissão de peritos alemães para analisar a segurança dos dois reatores, que representam um terço da potência dos sete reatores belgas.

Tihange 2 e Doel 3 estiveram parados dois anos por receios acerca da sua segurança, devido à existência de fissuras, mas recomeçaram a funcionar em dezembro.

Os especialistas alemães "não têm indícios concretos" que as fissuras representem um perigo, "mas também não podem confirmar que não seja o caso", segundo um comunicado do ministério.

"É por isso que considero que seria bom parar provisoriamente os reatores, para realizar outros testes", declarou a ministra alemã Barbara Hendricks citada no comunicado.

"Fiz o pedido junto do governo belga", adiantou, "(...) isso mostraria que a Bélgica leva a sério as preocupações do seu vizinho alemão".

A Alemanha, que está a fechar os seus reatores nucleares, preocupa-se com o facto das instalações dos seus vizinhos poderem representar uma ameaça para a sua segurança. Além dos belgas, tem pedido a Paris para fechar as centrais de Cattenom, na região de Lorena, e de Fessenheim, na Alsácia.

Lusa

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08