sicnot

Perfil

Mundo

Desemprego no Brasil regista aumento de 40% no espaço de um ano

O desemprego no Brasil aumentou para 10,2% no trimestre encerrado em fevereiro, afetando agora 10,4 milhões de brasileiros, o que representa um aumento de 40,1% em relação ao período homólogo do ano anterior.

© Nacho Doce / Reuters

Segundo dados revelados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este valor é o maior registado desde que teve início a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2012.

Esta estimativa no trimestre de setembro a novembro de 2015 correspondia a 9,1 milhões de pessoas, representando um aumento de 13,8% desde então.

Segundo informação disponibilizada na página na Internet do IBGE, o número de pessoas ocupadas - 91,1 milhões - diminuiu 1,1% comparativamente ao trimestre de setembro a novembro de 2015, e em relação ao mesmo trimestre de 2015 a queda foi de 1,3%

O rendimento médio no trimestre foi de 1.934 reais (478 euros), o que representa uma diminuição de 3,9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

O Brasil enfrenta uma recessão económica desde agosto do ano passado, para além do aumento de desemprego e da inflação.

Lusa

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.