sicnot

Perfil

Mundo

Desemprego no Brasil regista aumento de 40% no espaço de um ano

O desemprego no Brasil aumentou para 10,2% no trimestre encerrado em fevereiro, afetando agora 10,4 milhões de brasileiros, o que representa um aumento de 40,1% em relação ao período homólogo do ano anterior.

© Nacho Doce / Reuters

Segundo dados revelados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este valor é o maior registado desde que teve início a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2012.

Esta estimativa no trimestre de setembro a novembro de 2015 correspondia a 9,1 milhões de pessoas, representando um aumento de 13,8% desde então.

Segundo informação disponibilizada na página na Internet do IBGE, o número de pessoas ocupadas - 91,1 milhões - diminuiu 1,1% comparativamente ao trimestre de setembro a novembro de 2015, e em relação ao mesmo trimestre de 2015 a queda foi de 1,3%

O rendimento médio no trimestre foi de 1.934 reais (478 euros), o que representa uma diminuição de 3,9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

O Brasil enfrenta uma recessão económica desde agosto do ano passado, para além do aumento de desemprego e da inflação.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.