sicnot

Perfil

Mundo

Desemprego no Brasil regista aumento de 40% no espaço de um ano

O desemprego no Brasil aumentou para 10,2% no trimestre encerrado em fevereiro, afetando agora 10,4 milhões de brasileiros, o que representa um aumento de 40,1% em relação ao período homólogo do ano anterior.

© Nacho Doce / Reuters

Segundo dados revelados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este valor é o maior registado desde que teve início a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2012.

Esta estimativa no trimestre de setembro a novembro de 2015 correspondia a 9,1 milhões de pessoas, representando um aumento de 13,8% desde então.

Segundo informação disponibilizada na página na Internet do IBGE, o número de pessoas ocupadas - 91,1 milhões - diminuiu 1,1% comparativamente ao trimestre de setembro a novembro de 2015, e em relação ao mesmo trimestre de 2015 a queda foi de 1,3%

O rendimento médio no trimestre foi de 1.934 reais (478 euros), o que representa uma diminuição de 3,9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

O Brasil enfrenta uma recessão económica desde agosto do ano passado, para além do aumento de desemprego e da inflação.

Lusa

  • Bruno de Carvalho garante empenho do Sporting
    0:52

    Desporto

    Bruno de Carvalho diz que o Sporting continua empenhado apesar do momento que o clube atravessa. O presidente leonino discursou ao início da tarde no núcleo Leões da Madeira, no Funchal, onde o Sporting joga hoje com o Marítimo.

  • Cágado tratado com implante impresso em 3D
    2:26
  • Patrões não aceitam alterações ao acordo de concertação social
    2:25

    Economia

    As confederações patronais foram esta sexta-feira ao Palácio de Belém dizer ao Presidente da República que não aceitam que o Parlamento faça alterações ao acordo de concertação social. Os patrões dizem ainda ter esperança que o Parlamento não chumbe o decreto-lei que reduz a TSU das empresas com salários mínimos.