sicnot

Perfil

Mundo

Mensagem mais antiga do mundo encontrada 108 anos depois de ser lançada ao mar

108 anos depois, uma garrafa lançadao ao mar em Inglaterra, por um biólogo marinho, foi encontrada na alemanha. O Guiness já confirmou: trata-se da mensagem mais velha do mundo.

Mensagem mais antiga do mundo, segundo o Guiness, encontrada no interior de uma garrafa, foi lançada ao mar em 1906

Mensagem mais antiga do mundo, segundo o Guiness, encontrada no interior de uma garrafa, foi lançada ao mar em 1906

Associação de Biologia Marinha de Plymouth

Quando em 1908 o biólogo marinho britânico, George Parker Bidder, lançou ao mar esta garrafa com uma mensagem, já imaginava que a resposta ia tardar. Talvez por isso tenha lançado 1.000, como parte de um estudo sobre correntes marítimas.

108 anos, quatro meses e 18 dias depois, foi encontrada por um casal que passava férias Amrûn, uma das ilhas da Frísia do Norte da Alemanha.

Durante uma caminhada à beira mar, Marianne e Horst Winkler deram de caras com a garrafa. No interior uma folha de papel pedia: 'Quebre a garrafa'.

De início o casal, apercebendo-se do achado, tentou tirar a folha com muito cuidado, mas acabaram por fazer o que sugeria o autor da carta.

Encontraram uma mensagem escrita em três línguas: inglês, alemão e holandês. O texto pedia, a quem encontrasse a carta, que fosse registado o local e a data, e enviado um postal à Associação de Biologia Marinha de Plymouth, em Inglaterra.

A carta prometia ainda um xelim de recompensa. E assim foi. O casal recebeu depois em casa uma carta a agradecer e uma moeda antiga, que, conta o britânico "The Guardian" foi comprada no e-bay.

Escusado será dizer que a chegada do postal causou um grande alvoroço na Associação de Biologia Marinha. Esta foi a única, do grupo de mais de 1.000, que mais voltas deu no oceano até chegar à costa. A maioria das garrafas atiradas ao Mar do Norte entre 1904 e 1906 foi encontrada poucos meses depois.

A Associação pediu ainda ao Livro de Recordes Guinness que reconhecesse a mensagem na garrafa como a mais antiga encontrada até agora. Até então, o recorde pertencia a uma garrafa que foi encontrada depois de estar 99 anos à deriva.

  • Polícia belga deteve homem que conduzia entre a multidão em Antuérpia

    Mundo

    Foi hoje detido um homem que conduzia a alta velocidade contra uma multidão numa zona comercial de Antuérpia, na Bélgica. O suspeito já foi identificado, é francês e tinha várias armas no carro. As autoridades francesas suspeitam que o homem estava bêbedo e a tentar escapar à polícia, mas as autoridades belgas ainda não confirmaram esta versão.

    Em desenvolvimento

  • Neve corta estradas em Viseu
    2:04
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • As vantagens de comprar online
    8:03