sicnot

Perfil

Mundo

Mensagem mais antiga do mundo encontrada 108 anos depois de ser lançada ao mar

108 anos depois, uma garrafa lançadao ao mar em Inglaterra, por um biólogo marinho, foi encontrada na alemanha. O Guiness já confirmou: trata-se da mensagem mais velha do mundo.

Mensagem mais antiga do mundo, segundo o Guiness, encontrada no interior de uma garrafa, foi lançada ao mar em 1906

Mensagem mais antiga do mundo, segundo o Guiness, encontrada no interior de uma garrafa, foi lançada ao mar em 1906

Associação de Biologia Marinha de Plymouth

Quando em 1908 o biólogo marinho britânico, George Parker Bidder, lançou ao mar esta garrafa com uma mensagem, já imaginava que a resposta ia tardar. Talvez por isso tenha lançado 1.000, como parte de um estudo sobre correntes marítimas.

108 anos, quatro meses e 18 dias depois, foi encontrada por um casal que passava férias Amrûn, uma das ilhas da Frísia do Norte da Alemanha.

Durante uma caminhada à beira mar, Marianne e Horst Winkler deram de caras com a garrafa. No interior uma folha de papel pedia: 'Quebre a garrafa'.

De início o casal, apercebendo-se do achado, tentou tirar a folha com muito cuidado, mas acabaram por fazer o que sugeria o autor da carta.

Encontraram uma mensagem escrita em três línguas: inglês, alemão e holandês. O texto pedia, a quem encontrasse a carta, que fosse registado o local e a data, e enviado um postal à Associação de Biologia Marinha de Plymouth, em Inglaterra.

A carta prometia ainda um xelim de recompensa. E assim foi. O casal recebeu depois em casa uma carta a agradecer e uma moeda antiga, que, conta o britânico "The Guardian" foi comprada no e-bay.

Escusado será dizer que a chegada do postal causou um grande alvoroço na Associação de Biologia Marinha. Esta foi a única, do grupo de mais de 1.000, que mais voltas deu no oceano até chegar à costa. A maioria das garrafas atiradas ao Mar do Norte entre 1904 e 1906 foi encontrada poucos meses depois.

A Associação pediu ainda ao Livro de Recordes Guinness que reconhecesse a mensagem na garrafa como a mais antiga encontrada até agora. Até então, o recorde pertencia a uma garrafa que foi encontrada depois de estar 99 anos à deriva.

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.