sicnot

Perfil

Mundo

Mensagem mais antiga do mundo encontrada 108 anos depois de ser lançada ao mar

108 anos depois, uma garrafa lançadao ao mar em Inglaterra, por um biólogo marinho, foi encontrada na alemanha. O Guiness já confirmou: trata-se da mensagem mais velha do mundo.

Mensagem mais antiga do mundo, segundo o Guiness, encontrada no interior de uma garrafa, foi lançada ao mar em 1906

Mensagem mais antiga do mundo, segundo o Guiness, encontrada no interior de uma garrafa, foi lançada ao mar em 1906

Associação de Biologia Marinha de Plymouth

Quando em 1908 o biólogo marinho britânico, George Parker Bidder, lançou ao mar esta garrafa com uma mensagem, já imaginava que a resposta ia tardar. Talvez por isso tenha lançado 1.000, como parte de um estudo sobre correntes marítimas.

108 anos, quatro meses e 18 dias depois, foi encontrada por um casal que passava férias Amrûn, uma das ilhas da Frísia do Norte da Alemanha.

Durante uma caminhada à beira mar, Marianne e Horst Winkler deram de caras com a garrafa. No interior uma folha de papel pedia: 'Quebre a garrafa'.

De início o casal, apercebendo-se do achado, tentou tirar a folha com muito cuidado, mas acabaram por fazer o que sugeria o autor da carta.

Encontraram uma mensagem escrita em três línguas: inglês, alemão e holandês. O texto pedia, a quem encontrasse a carta, que fosse registado o local e a data, e enviado um postal à Associação de Biologia Marinha de Plymouth, em Inglaterra.

A carta prometia ainda um xelim de recompensa. E assim foi. O casal recebeu depois em casa uma carta a agradecer e uma moeda antiga, que, conta o britânico "The Guardian" foi comprada no e-bay.

Escusado será dizer que a chegada do postal causou um grande alvoroço na Associação de Biologia Marinha. Esta foi a única, do grupo de mais de 1.000, que mais voltas deu no oceano até chegar à costa. A maioria das garrafas atiradas ao Mar do Norte entre 1904 e 1906 foi encontrada poucos meses depois.

A Associação pediu ainda ao Livro de Recordes Guinness que reconhecesse a mensagem na garrafa como a mais antiga encontrada até agora. Até então, o recorde pertencia a uma garrafa que foi encontrada depois de estar 99 anos à deriva.

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43