sicnot

Perfil

Mundo

ONU começa a retirar feridos e doentes de quatro cidades sitiadas na Síria

A ONU começou hoje a aplicar um plano de retirada de 500 pessoas, principalmente feridos ou doentes, de quatro cidades sitiadas pelas forças do regime ou pelos rebeldes, segundo a agência France Presse.

© Bassam Khabieh / Reuters

O primeiro autocarro, com 15 jovens e 10 idosos, deixou ao final da tarde a localidade rebelde de Zabadani, a oeste de Damasco, segundo a mesma fonte.

Uma fonte militar indicou que 225 outras pessoas serão retiradas da localidade rebelde vizinha de Madaya.

As pessoas retiradas de Zabadani foram examinadas por uma equipa médica à saída da cidade e antes de entrarem no autocarro.

Ao mesmo tempo, segundo uma fonte da segurança no terreno, autocarros deixavam as localidades xiitas de Foua e Kafraya, cercadas pelos rebeldes na província de Idleb (noroeste da Síria), com feridos e as suas famílias. Deverão ser retiradas das duas cidades 250 pessoas.

A retirada dos civis sírios é realizada no quadro de um acordo mediado pelo Crescente Vermelho entre os rebeldes e o regime, informou o Observatório Sírios dos Direitos Humanos.

Lusa

  • Desde 2005 morreram 72 bombeiros mas ninguém sabe quantos ficaram feridos
    2:02

    Reportagem Especial

    "Vidas de Fogo" é a Reportagem Especial desta noite, sobre os bombeiros feridos em combate a incêndios florestais. Este ano, durante o período mais crítico dos fogos, vão estar no terreno quase 10.000 operacionais. Grande parte são bombeiros voluntários. Vamos contar cinco casos de bombeiros feridos em combate e tentar saber como se recupera de um acidente, como se vive depois de queimado e como se lida com a morte de colegas durante um fogo.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.