sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto túnel secreto usado para tráfico de droga entre México e EUA

Descoberto túnel secreto usado para tráfico de droga entre México e EUA

Foi descoberta uma das maiores passagens secretas construída na fronteira entre o México e os Estados Unidos. O túnel, altamente sofisticado, servia para passar droga de um lado para o outro. No total, as autoridades norte-americanas apreenderam 8 toneladas de estupefacientes.

A abertura é discreta e estava tapada por um contentor do lixo. Contruído a 14 metros do solo, o túnel liga a cidade de Tijuana à de San Diego na Califórnia.

Tem 800 metros de comprimento e é uma das maiores passagens secretas entre o México e Estados Unidos usada para o tráfico de droga. Está equipada com luzes, sistema de ventilação e até um elevador para o transporte da mercadoria, um sistema com capacidade para uma dezena de pessoas.

Pelo caminho, as autoridades encontraram 8 toneladas de canábis e cocaína.

Seis pessoas foram detidas acusadas de tráfico de droga num operação que se estendeu por vários meses.

Na última década foram identificados mais de uma dezena de túneis na fronteira entre os dois países, mas a maioria costuma escapar às autoridades. Muitos começam no interior de casas ou armazéns e e acabam por nunca ser descobertos.

  • Negociações serão difíceis e manter a unidade também
    0:32
  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor