sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto túnel secreto usado para tráfico de droga entre México e EUA

Descoberto túnel secreto usado para tráfico de droga entre México e EUA

Foi descoberta uma das maiores passagens secretas construída na fronteira entre o México e os Estados Unidos. O túnel, altamente sofisticado, servia para passar droga de um lado para o outro. No total, as autoridades norte-americanas apreenderam 8 toneladas de estupefacientes.

A abertura é discreta e estava tapada por um contentor do lixo. Contruído a 14 metros do solo, o túnel liga a cidade de Tijuana à de San Diego na Califórnia.

Tem 800 metros de comprimento e é uma das maiores passagens secretas entre o México e Estados Unidos usada para o tráfico de droga. Está equipada com luzes, sistema de ventilação e até um elevador para o transporte da mercadoria, um sistema com capacidade para uma dezena de pessoas.

Pelo caminho, as autoridades encontraram 8 toneladas de canábis e cocaína.

Seis pessoas foram detidas acusadas de tráfico de droga num operação que se estendeu por vários meses.

Na última década foram identificados mais de uma dezena de túneis na fronteira entre os dois países, mas a maioria costuma escapar às autoridades. Muitos começam no interior de casas ou armazéns e e acabam por nunca ser descobertos.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.