sicnot

Perfil

Mundo

DiCaprio, Lagarde e Zuckerberg entre as 100 pessoas mais influentes da revista Time

A revista norte-americana Time publicou hoje a sua lista das pessoas mais influentes do ano, em que se incluem o ator Leonardo DiCaprio, a diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

© Lucas Jackson / Reuters

A revista dividiu a lista em cinco grupos -- titãs, pioneiros, artistas, líderes e ícones --, com perfis dos 100 mais influentes escritos por diferentes personalidades do mundo a que pertencem.

DiCaprio que, após várias nomeações, só este ano ganhou o Óscar de Melhor Ator da Academia Cinematográfica Norte-Americana, pela sua interpretação no filme "The Revenant", não consta da lista enquanto artista, mas como "ícone", pelo seu profuso trabalho em prol das causas ambientais.

"Preparação, autenticidade e inteligência estão na base do que ele é como artista. Mas admiro-o ainda mais por usar essas fantásticas ferramentas para se transformar numa força tão estimulante para proteger o nosso planeta", escreveu, sobre DiCaprio, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

A presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, elogiou na diretora do FMI a capacidade para liderar a organização "em tempos tumultuosos para a economia mundial" e, apesar de integrar a lista dos "líderes", sublinhou o seu caráter "pioneiro", por ser a primeira mulher a ocupar a direção da instituição.

Mark Zuckerberg, acompanhado da mulher, Priscilla Chan, é escolhido pelo casal Bill e Melinda Gates, pela sua vocação filantrópica e por pôr parte do seu talento ao serviço dos outros.

O papa Francisco aparece na lista dos "titãs", ao passo que o cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, que este ano ganhou pela segunda vez consecutiva o Óscar de Melhor Realizador por "The Revenant", surge na lista como "ícone" social, juntamente com o protagonista do filme, Leonardo DiCaprio.

Sobre o chefe da Igreja Católica, o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, disse na revista que, na sua visita aos Estados Unidos no ano passado, Francisco paralisou o país e destacou a sua capacidade de personificar os valores humanistas universais.

"Entusiasmou o mundo, porque encarna os princípios básicos da doutrina social católica, que também afetam todas as grandes religiões: toda a gente tem direito a ser tratada com dignidade, temos a obrigação de ajudar os pobres, temos responsabilidades para com os outros e para com o nosso planeta", sublinhou o vice-presidente.

A lista inclui ainda, como em anos anteriores, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas também, desta vez, o magnata e pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.