sicnot

Perfil

Mundo

DiCaprio, Lagarde e Zuckerberg entre as 100 pessoas mais influentes da revista Time

A revista norte-americana Time publicou hoje a sua lista das pessoas mais influentes do ano, em que se incluem o ator Leonardo DiCaprio, a diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

© Lucas Jackson / Reuters

A revista dividiu a lista em cinco grupos -- titãs, pioneiros, artistas, líderes e ícones --, com perfis dos 100 mais influentes escritos por diferentes personalidades do mundo a que pertencem.

DiCaprio que, após várias nomeações, só este ano ganhou o Óscar de Melhor Ator da Academia Cinematográfica Norte-Americana, pela sua interpretação no filme "The Revenant", não consta da lista enquanto artista, mas como "ícone", pelo seu profuso trabalho em prol das causas ambientais.

"Preparação, autenticidade e inteligência estão na base do que ele é como artista. Mas admiro-o ainda mais por usar essas fantásticas ferramentas para se transformar numa força tão estimulante para proteger o nosso planeta", escreveu, sobre DiCaprio, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

A presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, elogiou na diretora do FMI a capacidade para liderar a organização "em tempos tumultuosos para a economia mundial" e, apesar de integrar a lista dos "líderes", sublinhou o seu caráter "pioneiro", por ser a primeira mulher a ocupar a direção da instituição.

Mark Zuckerberg, acompanhado da mulher, Priscilla Chan, é escolhido pelo casal Bill e Melinda Gates, pela sua vocação filantrópica e por pôr parte do seu talento ao serviço dos outros.

O papa Francisco aparece na lista dos "titãs", ao passo que o cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, que este ano ganhou pela segunda vez consecutiva o Óscar de Melhor Realizador por "The Revenant", surge na lista como "ícone" social, juntamente com o protagonista do filme, Leonardo DiCaprio.

Sobre o chefe da Igreja Católica, o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, disse na revista que, na sua visita aos Estados Unidos no ano passado, Francisco paralisou o país e destacou a sua capacidade de personificar os valores humanistas universais.

"Entusiasmou o mundo, porque encarna os princípios básicos da doutrina social católica, que também afetam todas as grandes religiões: toda a gente tem direito a ser tratada com dignidade, temos a obrigação de ajudar os pobres, temos responsabilidades para com os outros e para com o nosso planeta", sublinhou o vice-presidente.

A lista inclui ainda, como em anos anteriores, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas também, desta vez, o magnata e pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump.

Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa