sicnot

Perfil

Mundo

Maior ajuda humanitária foi entregue na Síria desde o início da guerra

O maior comboio de ajuda humanitária enviado para a Síria desde o início da guerra, em 2011, chegou hoje a Rastane, uma cidade rebelde cercada pelas forças governamentais, divulgou o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

© Bassam Khabieh / Reuters

Organizado pela Cruz Vermelha Internacional e pelo Crescente Vermelho, o comboio, composto por 65 camiões, levou kits de alimentos, medicamentos e equipamentos médicos.

Rastane, onde estão cerca de 120.000 pessoas, está situada no centro da Síria e sitiada pelas forças governamentais desde 2012.

A última vez que aquela cidade recebeu ajuda humanitária foi em 2012.

"Este foi o maior comboio humanitário que organizamos até agora para a Síria", disse, em Damasco, Pawel Krysiek, porta-voz da Cruz Vermelha Internacional.

O mediador da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, disse hoje que houve um progresso "modesto, mas real" na entrega de ajuda humanitária.

Segundo Staffan de Mistura, mais de 560 mil pessoas presas em áreas sitiadas ou remotas receberam ajuda desde o início do ano, incluindo mais de 100.000 nas últimas duas semanas.

"Há progressos modestos, mas reais no que concerne à ajuda humanitária", disse, mas, sublinhou, que ainda não é suficiente.

Lusa

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42