sicnot

Perfil

Mundo

Maior ajuda humanitária foi entregue na Síria desde o início da guerra

O maior comboio de ajuda humanitária enviado para a Síria desde o início da guerra, em 2011, chegou hoje a Rastane, uma cidade rebelde cercada pelas forças governamentais, divulgou o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

© Bassam Khabieh / Reuters

Organizado pela Cruz Vermelha Internacional e pelo Crescente Vermelho, o comboio, composto por 65 camiões, levou kits de alimentos, medicamentos e equipamentos médicos.

Rastane, onde estão cerca de 120.000 pessoas, está situada no centro da Síria e sitiada pelas forças governamentais desde 2012.

A última vez que aquela cidade recebeu ajuda humanitária foi em 2012.

"Este foi o maior comboio humanitário que organizamos até agora para a Síria", disse, em Damasco, Pawel Krysiek, porta-voz da Cruz Vermelha Internacional.

O mediador da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, disse hoje que houve um progresso "modesto, mas real" na entrega de ajuda humanitária.

Segundo Staffan de Mistura, mais de 560 mil pessoas presas em áreas sitiadas ou remotas receberam ajuda desde o início do ano, incluindo mais de 100.000 nas últimas duas semanas.

"Há progressos modestos, mas reais no que concerne à ajuda humanitária", disse, mas, sublinhou, que ainda não é suficiente.

Lusa

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC