sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 100 mortos na Índia devido às altas temperaturas

Mais de 100 pessoas já terão morrido na Índia devido à vaga de calor. As temperaturas ultrapassaram os 40 graus Celsius, acima do normal nesta altura do ano. As autoridades alertaram os hospitais e recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

As autoridades recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

As autoridades recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

Mahesh Kumar A./ AP

Várias escolas foram encerradas nos estados de Telangana e Andhra Pradesh que no ano passado foram os mais afetados por uma onda de calor no sul e leste da Índia, que causou mais de dois mil mortos.

As temperaturas altas têm agora afligido recentemente as zonas do leste, centro e sul do país

Todos os anos, centenas de pessoas, sobretudo as mais carenciadas, morrem no pico do verão, mas as temperaturas subiram mais cedo do que o normal, aumentando as incertezas sobre o número total deste ano.

O departamento de meteorologia indiano emitiu um alerta de canícula para Orissa e outros dois Estados nos quais se preveem temperaturas acima dos 45 graus centígrados nos próximos dias.

Os políticos têm sido amplamente criticadas por desperdiçarem água quando se deslocam às zonas afetadas pela seca, como no caso do primeiro-ministro da Índia, cuja caravana foi antecedida por tanques a molharem a estrada no Estado de Karnataka esta terça-feira.

Prevê-se uma monção acima da média este ano, dando esperança aos agricultores que dependem das chuvas anuais. O setor da agricultura ocupa 60% da população da Índia.

  • Duques de Cambridge cumprem visita oficial à Índia
    1:32

    Mundo

    Os duques de Cambridge estão de visita oficial à Índia. Kate e William reuniram-se com o primeiro-ministro indiano e visitaram o parque natural. A viagem termina no sábado com uma visita ao Taj Mahal, um dos monumentos mais importantes do país.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.