sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 100 mortos na Índia devido às altas temperaturas

Mais de 100 pessoas já terão morrido na Índia devido à vaga de calor. As temperaturas ultrapassaram os 40 graus Celsius, acima do normal nesta altura do ano. As autoridades alertaram os hospitais e recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

As autoridades recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

As autoridades recomendaram que a população tomasse medidas como ficar em casa, especialmente entre o meio-dia e as 15h00.

Mahesh Kumar A./ AP

Várias escolas foram encerradas nos estados de Telangana e Andhra Pradesh que no ano passado foram os mais afetados por uma onda de calor no sul e leste da Índia, que causou mais de dois mil mortos.

As temperaturas altas têm agora afligido recentemente as zonas do leste, centro e sul do país

Todos os anos, centenas de pessoas, sobretudo as mais carenciadas, morrem no pico do verão, mas as temperaturas subiram mais cedo do que o normal, aumentando as incertezas sobre o número total deste ano.

O departamento de meteorologia indiano emitiu um alerta de canícula para Orissa e outros dois Estados nos quais se preveem temperaturas acima dos 45 graus centígrados nos próximos dias.

Os políticos têm sido amplamente criticadas por desperdiçarem água quando se deslocam às zonas afetadas pela seca, como no caso do primeiro-ministro da Índia, cuja caravana foi antecedida por tanques a molharem a estrada no Estado de Karnataka esta terça-feira.

Prevê-se uma monção acima da média este ano, dando esperança aos agricultores que dependem das chuvas anuais. O setor da agricultura ocupa 60% da população da Índia.

  • Duques de Cambridge cumprem visita oficial à Índia
    1:32

    Mundo

    Os duques de Cambridge estão de visita oficial à Índia. Kate e William reuniram-se com o primeiro-ministro indiano e visitaram o parque natural. A viagem termina no sábado com uma visita ao Taj Mahal, um dos monumentos mais importantes do país.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.