sicnot

Perfil

Mundo

Ministros da UE debatem segurança e terrorismo

Os ministros europeus da Justiça e da Administração Interno estão hoje reunidos no Luxemburgo para debater segurança e terrorismo.

Torsten Silz

A reunião acontence um dia antes de se assinalar um mês sobre os ataques que mataram 32 pessoas em Bruxelas.

Os ministros dos 28 concordaram em aprovar a lei do registo europeu dos passageiros - uma lei que estava a ser discutida há uma década e que foi finalmente aprovada pelo Parlamento Europeu. A ideia é registar uma série de outros dados, além do nome e idade, de todos os que entram na Europa.

À chegada à reunião, o ministro belga da Administração Interna confirmou que um dos bombistas suicidas do ataque de há um mês trabalhava há cinco anos no aeroporto de Bruxelas.

Najim Laachraoui, um dos dois terroristas que se fizeram explodir no aeroporto de Zaventem a 22 de março trabalhou no aeroporto até 2012 com contratos temporários numa empresa ali instalada.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.