sicnot

Perfil

Mundo

Ministros da UE debatem segurança e terrorismo

Os ministros europeus da Justiça e da Administração Interno estão hoje reunidos no Luxemburgo para debater segurança e terrorismo.

Torsten Silz

A reunião acontence um dia antes de se assinalar um mês sobre os ataques que mataram 32 pessoas em Bruxelas.

Os ministros dos 28 concordaram em aprovar a lei do registo europeu dos passageiros - uma lei que estava a ser discutida há uma década e que foi finalmente aprovada pelo Parlamento Europeu. A ideia é registar uma série de outros dados, além do nome e idade, de todos os que entram na Europa.

À chegada à reunião, o ministro belga da Administração Interna confirmou que um dos bombistas suicidas do ataque de há um mês trabalhava há cinco anos no aeroporto de Bruxelas.

Najim Laachraoui, um dos dois terroristas que se fizeram explodir no aeroporto de Zaventem a 22 de março trabalhou no aeroporto até 2012 com contratos temporários numa empresa ali instalada.

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Viver em Évora
    5:11
  • Ano letivo "de uma maneira geral começou bem"

    País

    O Presidente da República considerou esta sexta-feira que o ano letivo "de uma maneira geral começou bem" e defendeu a possibilidade serem feitas "correções" a situações "injustas ou discutíveis" entre os concursos que se realizam de quatro em quatro anos.