sicnot

Perfil

Mundo

Ministros da UE debatem segurança e terrorismo

Os ministros europeus da Justiça e da Administração Interno estão hoje reunidos no Luxemburgo para debater segurança e terrorismo.

Torsten Silz

A reunião acontence um dia antes de se assinalar um mês sobre os ataques que mataram 32 pessoas em Bruxelas.

Os ministros dos 28 concordaram em aprovar a lei do registo europeu dos passageiros - uma lei que estava a ser discutida há uma década e que foi finalmente aprovada pelo Parlamento Europeu. A ideia é registar uma série de outros dados, além do nome e idade, de todos os que entram na Europa.

À chegada à reunião, o ministro belga da Administração Interna confirmou que um dos bombistas suicidas do ataque de há um mês trabalhava há cinco anos no aeroporto de Bruxelas.

Najim Laachraoui, um dos dois terroristas que se fizeram explodir no aeroporto de Zaventem a 22 de março trabalhou no aeroporto até 2012 com contratos temporários numa empresa ali instalada.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.