sicnot

Perfil

Mundo

Ministros da UE debatem segurança e terrorismo

Os ministros europeus da Justiça e da Administração Interno estão hoje reunidos no Luxemburgo para debater segurança e terrorismo.

Torsten Silz

A reunião acontence um dia antes de se assinalar um mês sobre os ataques que mataram 32 pessoas em Bruxelas.

Os ministros dos 28 concordaram em aprovar a lei do registo europeu dos passageiros - uma lei que estava a ser discutida há uma década e que foi finalmente aprovada pelo Parlamento Europeu. A ideia é registar uma série de outros dados, além do nome e idade, de todos os que entram na Europa.

À chegada à reunião, o ministro belga da Administração Interna confirmou que um dos bombistas suicidas do ataque de há um mês trabalhava há cinco anos no aeroporto de Bruxelas.

Najim Laachraoui, um dos dois terroristas que se fizeram explodir no aeroporto de Zaventem a 22 de março trabalhou no aeroporto até 2012 com contratos temporários numa empresa ali instalada.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.