sicnot

Perfil

Mundo

Ministros da UE debatem segurança e terrorismo

Os ministros europeus da Justiça e da Administração Interno estão hoje reunidos no Luxemburgo para debater segurança e terrorismo.

Torsten Silz

A reunião acontence um dia antes de se assinalar um mês sobre os ataques que mataram 32 pessoas em Bruxelas.

Os ministros dos 28 concordaram em aprovar a lei do registo europeu dos passageiros - uma lei que estava a ser discutida há uma década e que foi finalmente aprovada pelo Parlamento Europeu. A ideia é registar uma série de outros dados, além do nome e idade, de todos os que entram na Europa.

À chegada à reunião, o ministro belga da Administração Interna confirmou que um dos bombistas suicidas do ataque de há um mês trabalhava há cinco anos no aeroporto de Bruxelas.

Najim Laachraoui, um dos dois terroristas que se fizeram explodir no aeroporto de Zaventem a 22 de março trabalhou no aeroporto até 2012 com contratos temporários numa empresa ali instalada.

  • "Tudo o que o Benfica está a fazer é uma forma de coação"
    1:59
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    As queixas do Benfica contra a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga foram tema de debate no Play-Off da SIC Notícias. Rodolfo Reis, Manuel Fernandes e Rui Santos acreditam que a posição está relacionada com o clássico Benfica-Porto do próximo sábado. Já João Alves considera que estes comunicados podem prejudicar o Benfica.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41
  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.