sicnot

Perfil

Mundo

Nove detidos de Guantánamo transferidos para a Arábia Saudita

Mais nove detidos da cadeia de Guantánamo, em Cuba, foram transferidos para a Arábia Saudita. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Departamento norte-americano de Defesa.

© Handout . / Reuters

Os prisioneiros transferidos são todos, originalmente, do Iémen. Esta medida é mais um sinal da administração Obama, que pretende encerrar a base norte-americana, antes do final do mandato.

Guantánamo já "acolheu" 780 suspeitos de actividades terroristas, a maioria sem processo e sem acusação formal, nesta altura são apenas 80 os detidos e 26 também aguardam transferência.

Washington agradeceu à Arábia Saudita ter recebido estes 9 prisioneiros: os Estados Unidos consideram que se trata de um claro apoio de Riade, aos esforços para fechar a base, encerramento que tem sido continuamente travado pela maioria republicana, no congresso norte-americano.

Os candidatos republicanos às presidenciais deste ano prometem de resto, enviar mais suspeitos de terrorismo para a base de Cuba.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07