sicnot

Perfil

Mundo

Nove detidos de Guantánamo transferidos para a Arábia Saudita

Mais nove detidos da cadeia de Guantánamo, em Cuba, foram transferidos para a Arábia Saudita. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Departamento norte-americano de Defesa.

© Handout . / Reuters

Os prisioneiros transferidos são todos, originalmente, do Iémen. Esta medida é mais um sinal da administração Obama, que pretende encerrar a base norte-americana, antes do final do mandato.

Guantánamo já "acolheu" 780 suspeitos de actividades terroristas, a maioria sem processo e sem acusação formal, nesta altura são apenas 80 os detidos e 26 também aguardam transferência.

Washington agradeceu à Arábia Saudita ter recebido estes 9 prisioneiros: os Estados Unidos consideram que se trata de um claro apoio de Riade, aos esforços para fechar a base, encerramento que tem sido continuamente travado pela maioria republicana, no congresso norte-americano.

Os candidatos republicanos às presidenciais deste ano prometem de resto, enviar mais suspeitos de terrorismo para a base de Cuba.

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29