sicnot

Perfil

Mundo

Nove detidos de Guantánamo transferidos para a Arábia Saudita

Mais nove detidos da cadeia de Guantánamo, em Cuba, foram transferidos para a Arábia Saudita. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Departamento norte-americano de Defesa.

© Handout . / Reuters

Os prisioneiros transferidos são todos, originalmente, do Iémen. Esta medida é mais um sinal da administração Obama, que pretende encerrar a base norte-americana, antes do final do mandato.

Guantánamo já "acolheu" 780 suspeitos de actividades terroristas, a maioria sem processo e sem acusação formal, nesta altura são apenas 80 os detidos e 26 também aguardam transferência.

Washington agradeceu à Arábia Saudita ter recebido estes 9 prisioneiros: os Estados Unidos consideram que se trata de um claro apoio de Riade, aos esforços para fechar a base, encerramento que tem sido continuamente travado pela maioria republicana, no congresso norte-americano.

Os candidatos republicanos às presidenciais deste ano prometem de resto, enviar mais suspeitos de terrorismo para a base de Cuba.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27