sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em explosão no México subiu para treze

A explosão que ocorreu num complexo petroquímico da empresa estatal 'Petróleos Mexicanos' (Pemex) no porto de Coatzacoalcos, Estado de Veracruz, provocou a morte de pelo menos 13 pessoas e feriu 136, anunciaram as autoridades.

ANGEL HERNANDEZ

"Lamentavelmente confirma-se a morte de 13 trabalhadores na explosão da planta Clorados 3 da empresa PMV Mexichem-Pemex", escreveu na sua conta da rede social Twitter a petrolífera, atualizando

O coordenador nacional da Proteção Civil, Luis Felipe Puente, revelou à 'Imagem Radio' que entre os 136 feridos, 48 já receberam alta.

Um grupo de 88 pessoas continua hospitalizado, entre as quais 13 em estado grave.

Puente disse igualmente que há "pessoas desaparecidas" pelo que se pode vir a fazer um novo balanço. "O número [de vítimas] pode aumentar," sublinhou, mas até agora não foi possível entrar na parte interior da instalação por risco de derrame da infraestrutura.

A explosão aconteceu às 15:15 locais (20:15 de lisboa) de quarta-feira, na fábrica Clorados 3 do complexo conhecido como Parajitos e sentiu-se com mais intensidade perto do porto.

As autoridades avisaram a população local, e sobretudo a de Coatzacoalcas, para ficar em casa devido à presença no ar de compostos químicos que poderiam causar queimaduras na pele.

Esta é uma das mais graves explosões a acontecer no México nos últimos dez anos.

Na plataforma Abkatún A, na Sonda de Campeche no golfo do México já houve, pelo menos, três acidentes desde 2015.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.