sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em explosão no México subiu para treze

A explosão que ocorreu num complexo petroquímico da empresa estatal 'Petróleos Mexicanos' (Pemex) no porto de Coatzacoalcos, Estado de Veracruz, provocou a morte de pelo menos 13 pessoas e feriu 136, anunciaram as autoridades.

ANGEL HERNANDEZ

"Lamentavelmente confirma-se a morte de 13 trabalhadores na explosão da planta Clorados 3 da empresa PMV Mexichem-Pemex", escreveu na sua conta da rede social Twitter a petrolífera, atualizando

O coordenador nacional da Proteção Civil, Luis Felipe Puente, revelou à 'Imagem Radio' que entre os 136 feridos, 48 já receberam alta.

Um grupo de 88 pessoas continua hospitalizado, entre as quais 13 em estado grave.

Puente disse igualmente que há "pessoas desaparecidas" pelo que se pode vir a fazer um novo balanço. "O número [de vítimas] pode aumentar," sublinhou, mas até agora não foi possível entrar na parte interior da instalação por risco de derrame da infraestrutura.

A explosão aconteceu às 15:15 locais (20:15 de lisboa) de quarta-feira, na fábrica Clorados 3 do complexo conhecido como Parajitos e sentiu-se com mais intensidade perto do porto.

As autoridades avisaram a população local, e sobretudo a de Coatzacoalcas, para ficar em casa devido à presença no ar de compostos químicos que poderiam causar queimaduras na pele.

Esta é uma das mais graves explosões a acontecer no México nos últimos dez anos.

Na plataforma Abkatún A, na Sonda de Campeche no golfo do México já houve, pelo menos, três acidentes desde 2015.

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.