sicnot

Perfil

Mundo

Urso resgatado dá mergulhos de alegria após anos de cativeiro

Urso resgatado dá mergulhos de alegria após anos de cativeiro

O protagonista desta história com final feliz, chama-se Tuffy. Um urso que durante anos foi mantido em cativeiro para a extração da bílis. A medicina tradicional chinesa usa-a para combater problemas no fígado, infecções nos olhos, febre e outros sintomas, embora sua eficácia seja contestada.

Os animais são presos em jaulas minúsculas suspensas. Mal se conseguem mexer e o chão, também de grades, provoca ferimentos nos pés dos animais.
São mal alimentados e vivem com um tubo ligado à vesícula.

Tuffy passou por tudo isto, mas está agora são e salvo. E isso graças aos ativistas da Animals Asia que o resgataram em setembro, do ano passado, e o trouxeram para aqui, o santuário Tam Dao, no Vietname.

A vesícula biliar estava tão danificada que os veterinários tiveram de removê-la. Além disso Tuffy estaria, há vários anos em sofrimento, a avaliar pelos inúmeros cálculos biliares descobertos.

Está tão feliz que se recusa a sair do exterior e até dorme ao ar livre.

Está feliz e não é o único.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14