sicnot

Perfil

Mundo

Urso resgatado dá mergulhos de alegria após anos de cativeiro

Urso resgatado dá mergulhos de alegria após anos de cativeiro

O protagonista desta história com final feliz, chama-se Tuffy. Um urso que durante anos foi mantido em cativeiro para a extração da bílis. A medicina tradicional chinesa usa-a para combater problemas no fígado, infecções nos olhos, febre e outros sintomas, embora sua eficácia seja contestada.

Os animais são presos em jaulas minúsculas suspensas. Mal se conseguem mexer e o chão, também de grades, provoca ferimentos nos pés dos animais.
São mal alimentados e vivem com um tubo ligado à vesícula.

Tuffy passou por tudo isto, mas está agora são e salvo. E isso graças aos ativistas da Animals Asia que o resgataram em setembro, do ano passado, e o trouxeram para aqui, o santuário Tam Dao, no Vietname.

A vesícula biliar estava tão danificada que os veterinários tiveram de removê-la. Além disso Tuffy estaria, há vários anos em sofrimento, a avaliar pelos inúmeros cálculos biliares descobertos.

Está tão feliz que se recusa a sair do exterior e até dorme ao ar livre.

Está feliz e não é o único.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.