sicnot

Perfil

Mundo

Urso resgatado dá mergulhos de alegria após anos de cativeiro

Urso resgatado dá mergulhos de alegria após anos de cativeiro

O protagonista desta história com final feliz, chama-se Tuffy. Um urso que durante anos foi mantido em cativeiro para a extração da bílis. A medicina tradicional chinesa usa-a para combater problemas no fígado, infecções nos olhos, febre e outros sintomas, embora sua eficácia seja contestada.

Os animais são presos em jaulas minúsculas suspensas. Mal se conseguem mexer e o chão, também de grades, provoca ferimentos nos pés dos animais.
São mal alimentados e vivem com um tubo ligado à vesícula.

Tuffy passou por tudo isto, mas está agora são e salvo. E isso graças aos ativistas da Animals Asia que o resgataram em setembro, do ano passado, e o trouxeram para aqui, o santuário Tam Dao, no Vietname.

A vesícula biliar estava tão danificada que os veterinários tiveram de removê-la. Além disso Tuffy estaria, há vários anos em sofrimento, a avaliar pelos inúmeros cálculos biliares descobertos.

Está tão feliz que se recusa a sair do exterior e até dorme ao ar livre.

Está feliz e não é o único.

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04

    Mundo

    A Polícia do Rio de Janeiro deteve uma portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos. Ana Resende fazia-se passar por funcionária do consulado e prometia vistos e outros documentos para tirar dinheiro das vítimas. Esta é a terceira vez que a polícia brasileira detém a portuguesa por acusações de burla.