sicnot

Perfil

Mundo

Voto passa a ser obrigatório na Bulgária

A Bulgária introduziu hoje o voto obrigatório, com o qual o Governo espera impulsionar a baixa taxa de participação eleitoral e combater a compra de votos num dos países mais corruptos da Europa.

© Stoyan Nenov / Reuters

Entre as medidas aprovadas pelo Parlamento, quem não votar será eliminado dos registos e terá de fazer um novo registo se quiser participar em eleições posteriores.

Na eleição geral de 2014, 48,4 por cento dos eleitores votaram, o número mais baixo de participação desde a queda do comunismo no país, em 1990.

Os especialistas afirmam que o principal fator para a baixa participação eleitoral prende-se com um desencantamento com uma elite política que é vista como corrupta, desligada da população e que foi incapaz de melhorar as condições de vida básicas.

O analista da Gallup Andrey Raychev disse ao canal televisivo público BNT que a falta de multas aplicadas a quem não votasse era um "compromisso estúpido".

São poucos os países com voto obrigatório, com a Austrália e Argentina como exemplos notáveis.

A obrigatoriedade de voto na Bulgária será aplicada nas eleições presidenciais de outubro.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.