Número recorde de países assinam acordo contra alterações climáticas
22.04.2016 20h22
Um número recorde de países, incluindo os EUA e a China, os maiores poluidores do mundo, assinaram hoje na ONU o acordo histórico que visa diminuir o aquecimento do planeta, negociado em dezembro passado em Paris.

© Mike Segar / Reuters
De forma simbólica, o Presidente francês, François Hollande, foi o primeiro a assinar o documento, entre mais de 171 países representados.
"Nunca antes tantos países tinham assinado um acordo internacional num único dia", congratulou-se o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudando um "momento histórico".
A China e os EUA estiveram representados, respetivamente, pelo vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli e o secretário de Estado John Kerry. Este último assinou com a sua neta sentada no colo.
Os países signatários representam mais de 93% das emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis pelo aquecimento global e subsequentes alterações climáticas, segundo a organização não-governamental World Ressources Institute.
A assinatura é apenas uma primeira etapa. O acordo só entra em vigor quando 55 países responsáveis por pelo menos 55% das emissões daqueles gases o ratificarem.
O número de pelo menos 171 países signatários num único dia é um recorde. O precedente datava de 1982, quando 119 países rubricaram a convenção da ONU sobre o direito do mar.
Os cientistas instam à ação imediata. O último mês foi o março mais quente alguma vez registado, segundo os meteorologistas dos EUA. Desde há 11 meses que cada mês bate um recorde de calor, uma série inédita em 137 anos de registos.
O acordo de Paris compromete os seus subscritores a limitar a subida da temperatura "bem abaixo dos 2ºC" em relação ao período pré-industrial e a "prosseguir os seus esforços" para limitar esta subida a 1,5ºC. Este ambicioso objetivo vai exigir uma vontade prolongada e centenas de milhares de milhões de dólares para garantir a transição para energias limpas.
Lusa
Relacionados
-
Acordo de Paris contra alterações climáticas assinado hoje em Nova Iorque
O ministro do Ambiente português está hoje em Nova Iorque, nos EUA, para assinar o acordo de Paris contra as alterações climáticas, juntamente com representantes de cerca de 160 Estados.
-
Mais de 120 países declararam intenção de assinar acordo de Paris
Mais de 120 países já expressaram a sua disponibilidade para assinar o acordo da Organização das Nações Unidas de combate às alterações climáticas, afirmou a ministra da Ecologia francesa, Segolene Royal, na quarta-feira. A ministra disse que a força do apoio significa que o acordo alcançado em Paris, em dezembro do ano passado, pode ser ratificado em Nova Iorque, a 22 de abril.
-
Portugal quer ratificar acordo de Paris para o clima em abril de 2017
O ministro do Ambiente disse hoje que Portugal vai iniciar rapidamente o processo de ratificação do acordo de Paris contra as alterações climáticas, que passa pela Assembleia da República, para que possa ser concretizado dentro de um ano.
- 0:28
Leonardo DiCaprio apela ao combate às alterações climáticas
Na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, o ator Leonardo DiCaprio apelou aos líderes mundiais para assumirem um verdadeiro compromisso no combate às alterações climáticas.
Na Homepage
-
Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP
Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.
20.04.2018 às 19h32
- 2:50
PS propõe requisição temporária de habitações devolutas e subsídio de renda para idosos
O PS propõe que o Estado requisite, ainda que temporariamente, casas que estão devolutas para as colocar no mercado do arrendamento a preços acessíveis. Esta proposta dos socialistas também prevê a criação de subsídios de renda para idosos e reformados.
20.04.2018 às 13h20
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
-
Todos os casos confirmados de sarampo estão curados
Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados, havendo ainda 18 casos a ser investigados, segundo um boletim hoje emitido pela Direção-geral da Saúde (DGS).
20.04.2018 às 15h44
- 0:49
Rui Rio responsabiliza Governo de Sócrates pelas condições da ala pediátrica do S. João
O líder do PSD diz que conhece bem o problema da ala pediátrica do hospital de São João e responsabilizou o Governo de Sócrates pelo estado a que chegou o serviço.
20.04.2018 às 13h48
- 2:37
Ricardo Salgado é suspeito de pagar 1M€ a Manuel Pinho
Ricardo Salgado vai ser constituído arguido no processo EDP. O homem forte do GES é suspeito de ter pagado 1 milhão de euros ao antigo ministro Manuel Pinho através de transferências mensais. Metade terá sido paga enquanto o economista ainda estava no Governo.
20.04.2018 às 14h10
-
-
- 0:37
CGTP diz que situação económica permite salário mínimo superior a 600 euros
20.04.2018 às 17h37
-
Preço dos combustíveis volta a subir na próxima semana
O preço dos combustíveis volta a subir já na segunda-feira, pela segunda semana consecutiva. Em algumas bombas, o gasóleo vai custar 1,40 euros por litro.
20.04.2018 às 14h55
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
ETA reconhece danos e pede "sinceras desculpas" às vítimas
A organização separatista basca ETA reconheceu hoje os "danos causados" e a "responsabilidade direta" no "sofrimento excessivo" da sociedade basca durante décadas, pelo qual pediu "sinceras desculpas".
20.04.2018 às 9h01
-
-
Príncipe Carlos vai suceder à rainha Isabel II na liderança da Commonwealth
O príncipe Carlos foi esta sexta-feira aprovado como sucessor da Rainha Isabel II à liderança da Commonwealth, noticiou a imprensa britânica. O príncipe irá ocupar o lugar na mesma altura em que se tornar Rei de Inglaterra.
20.04.2018 às 15h20
- 1:29
Cuba tem um novo Presidente para manter tudo como está
O novo presidente de Cuba Miguel Díaz Canel promete honrar o legado de Fidel e Raul Castro e defender o socialismo em Cuba. O número dois do regime de Havana promete dar continuidade às reformas iniciadas pelo antecessor Raul Castro que, com 86 anos, vai continuar como secretário-geral do PC de Cuba pelo menos até 2021.
20.04.2018 às 14h36
-
Papagaios de papel com combustível são nova arma de manifestantes palestinianos
20.04.2018 às 15h53
- 2:15
Investigação portuguesa em oftalmologia considerada a melhor na área da catarata e cirurgia refrativa
Uma equipa de oftalmologia de Coimbra ganhou um dos mais prestigiados prémios internacionais na área de catarata e cirurgia refrativa. A descoberta vai dar um importante contributo para o desenvolvimento de lentes mais adequadas.
18.04.2018 às 11h58
- 3:30
O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.
20.04.2018 às 15h28
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14