sicnot

Perfil

Mundo

Obama poderá visitar Hiroshima durante cimeira do G7 no Japão

Obama deverá deslocar-se ao Japão no final do mês de maio para a cimeira do G7 e estará a ponderar uma visita a Hiroshima. A informação foi avançada por um jornal japonês Nikkei mas ainda não foi oficialmente confirmada por Washington.

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, na Casa Branca com o Presidente Barack Obama, numa visita aos Estados Unidos há cerca de um ano.

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, na Casa Branca com o Presidente Barack Obama, numa visita aos Estados Unidos há cerca de um ano.

© Kevin Lamarque / Reuters

Caso se confirme, esta será a primeira visita de um Presidente americano a Hiroshima, cidade japonesa devastada pelo ataque nuclear há 71 anos.

A visita de Obama a Hiroshima pode gerar alguma controvérsia por poder ser entendida como um pedido de desculpas pelos bombardeamentos que em 1945 mataram cerca de 210 mil japoneses.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC