sicnot

Perfil

Mundo

Prisão perpétua para dois londrinos por planearem ataques contra polícias e militares

Dois britânicos de 21 anos e 22 anos foram hoje condenados a prisão perpétua por terem preparado um atentado contra polícias e soldados na cidade de Londres em 2014.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Stephen Lam / Reuters

Tarik Hassane, um estudante de medicina no Sudão que se declarou culpado em fevereiro, e Suhaib Majdee, um estudante de física considerado o seu "braço direito", foram respetivamente condenados a uma pena mínima de 21 e 20 anos de prisão, informou o juiz londrino Alan Wilkie, que decretou as sentenças.

"É chocante, trágico e deplorável que vós, dois jovens britânicos, educados no sistema escolar do Reino Unido, seguido de cursos universitários, possam ter sido influenciados de tal forma pela versão sanguinária do Islão propagada pelos ISIS (referência ao Daesh), que tenham decidido pegar em armas contra os vossos cidadãos e aqueles cuja missão é protegê-los nas ruas da vossa própria cidade", disse o juiz.

No final do processo, Suhaib Majeeb foi reconhecido culpado de conspiração com o objetivo de provocar mortes e preparação de atos terroristas.

Os dois londrinos estavam acusados de planear um ataque contra uma esquadra de polícia e um quartel militar no oeste de Londres.

"A intenção era procurar uma mota que pretendiam utilizar para de seguida disparar sobre a polícia, soldados ou transeuntes", sublinhou no decurso do processo Dean Haydon, chefe da célula antiterrorista da Scotland Yard.

"Não tinham a intenção de morrer como mártires, o que significa que primeiro procuravam semear o pânico e matar", acrescentou.

Tarik Hassane, considerado o líder do grupo e designado "o cirurgião", aderiu ao EI em 2014 antes de projetar os ataques. Estaria em contacto "com pessoas na Síria", indicou a polícia, que não exclui a passagem prévia por este país do Médio Oriente em guerra desde 2011.

Suhaib Majeeb, que conheceu na escola e o seu principal cúmplice, foi responsável por conduzir operações de reconhecimento no oeste de Londres e de posse de arma e de munições.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.