sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte lança míssil balístico de submarino

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico de um submarino no mar do Japão, de acordo com o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, que está a analisar a trajetória e características do projétil.

© KCNA KCNA / Reuters (Arquivo)

O lançamento ocorreu às 18:30 locais, ou 10:30 em Lisboa, disse uma fonte do Ministério da Defesa à agência de notícias local Yonhap, citada pela Efe, acrescentando que o exército da Coreia do Sul permanece em estado de "prontidão máxima" para os movimentos da vizinha Coreia do Norte.

A mesma fonte confirmou ainda tratar-se de um míssil balístico lançado de um submarino ou SLBM, o primeiro projétil do género disparado pela Coreia do Norte desde os testes do regime liderado por Kim Jong realizados no final de dezembro último.

Um míssil balístico segue uma trajetória pré-determinada, que não pode ser significativamente alterada após o míssil queimar todo o combustível, ficando a sua trajetória governada pelas leis da balística (física).

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.