sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte lança míssil balístico de submarino

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico de um submarino no mar do Japão, de acordo com o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, que está a analisar a trajetória e características do projétil.

© KCNA KCNA / Reuters (Arquivo)

O lançamento ocorreu às 18:30 locais, ou 10:30 em Lisboa, disse uma fonte do Ministério da Defesa à agência de notícias local Yonhap, citada pela Efe, acrescentando que o exército da Coreia do Sul permanece em estado de "prontidão máxima" para os movimentos da vizinha Coreia do Norte.

A mesma fonte confirmou ainda tratar-se de um míssil balístico lançado de um submarino ou SLBM, o primeiro projétil do género disparado pela Coreia do Norte desde os testes do regime liderado por Kim Jong realizados no final de dezembro último.

Um míssil balístico segue uma trajetória pré-determinada, que não pode ser significativamente alterada após o míssil queimar todo o combustível, ficando a sua trajetória governada pelas leis da balística (física).

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.