sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte lança míssil balístico de submarino

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico de um submarino no mar do Japão, de acordo com o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, que está a analisar a trajetória e características do projétil.

© KCNA KCNA / Reuters (Arquivo)

O lançamento ocorreu às 18:30 locais, ou 10:30 em Lisboa, disse uma fonte do Ministério da Defesa à agência de notícias local Yonhap, citada pela Efe, acrescentando que o exército da Coreia do Sul permanece em estado de "prontidão máxima" para os movimentos da vizinha Coreia do Norte.

A mesma fonte confirmou ainda tratar-se de um míssil balístico lançado de um submarino ou SLBM, o primeiro projétil do género disparado pela Coreia do Norte desde os testes do regime liderado por Kim Jong realizados no final de dezembro último.

Um míssil balístico segue uma trajetória pré-determinada, que não pode ser significativamente alterada após o míssil queimar todo o combustível, ficando a sua trajetória governada pelas leis da balística (física).

Lusa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Reis de Espanha enviam mensagem para funeral das vítimas portuguesas
    0:52
  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13