sicnot

Perfil

Mundo

Militares ucranianos e milícias pró-russas acusam-se mutuamente de violar cessar-fogo

Militares ucranianos e milícias separatistas pró-russas acusaram-se hoje mutuamente de violação do regime de cessar-fogo no leste da Ucrânia, onde um conflito causou, segundo a ONU, mais de 9.000 mortos desde 2014.

© Stringer . / Reuters

"A situação no leste da Ucrânia continua tensa", assinala, em comunicado, o quartel-general das forças ucranianas estacionadas na zona de conflito.

Segundo os militares ucranianos, os separatistas lançaram, na sexta-feira, 19 ataques contra as posições das tropas governamentais, nas quais usaram armamento pesado, proibido pelos acordos de resolução do conflito, assinados em Minsk, na Bielorrússia, em fevereiro do ano passado.

O quartel-general, que não adiantou o número de baixas sofridas nas fileiras ucranianas, comunicou que as forças governamentais "tiveram de abrir fogo, em resposta, em nove ocasiões".

Por sua vez, o 'número dois' das milícias da autoproclamada República Popular de Donetsk, Eduard Basurin, disse que, nas últimas 24 horas, as tropas de Kiev violaram 22 vezes o regime de cessar-fogo.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.