sicnot

Perfil

Mundo

Militares ucranianos e milícias pró-russas acusam-se mutuamente de violar cessar-fogo

Militares ucranianos e milícias separatistas pró-russas acusaram-se hoje mutuamente de violação do regime de cessar-fogo no leste da Ucrânia, onde um conflito causou, segundo a ONU, mais de 9.000 mortos desde 2014.

© Stringer . / Reuters

"A situação no leste da Ucrânia continua tensa", assinala, em comunicado, o quartel-general das forças ucranianas estacionadas na zona de conflito.

Segundo os militares ucranianos, os separatistas lançaram, na sexta-feira, 19 ataques contra as posições das tropas governamentais, nas quais usaram armamento pesado, proibido pelos acordos de resolução do conflito, assinados em Minsk, na Bielorrússia, em fevereiro do ano passado.

O quartel-general, que não adiantou o número de baixas sofridas nas fileiras ucranianas, comunicou que as forças governamentais "tiveram de abrir fogo, em resposta, em nove ocasiões".

Por sua vez, o 'número dois' das milícias da autoproclamada República Popular de Donetsk, Eduard Basurin, disse que, nas últimas 24 horas, as tropas de Kiev violaram 22 vezes o regime de cessar-fogo.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52