sicnot

Perfil

Mundo

Obama quer Europa "forte, próspera e unida"

O Presidente norte-americano, Barak Obama, defendeu a necessidade de uma Europa "forte, próspera e unida" para enfrentar os desafios atuais, como a luta contra o terrorismo ou a gestão da crise internacional, numa entrevista hoje ao diário alemão Bild.

© POOL New / Reuters

"A mensagem da minha viagem é a de que os Estados Unidos da América - e o mundo inteiro- necessitam de uma Europa forte, próspera e unida", disse Barak Obama, que inaugura hoje, juntamente com a chanceler alemã, Angela Merkel, a feira industrial de Hanôver.

"Necessitamos das capacidades dos Estados europeus para a luta contra o [autoproclamado] Estado Islâmico (EI) e a Al Qaeda que pode dar-se em qualquer lugar, desde a Síria e Iraque até ao Afeganistão", acrescentou.

Barak Obama disse também que a Europa é necessária para proteger a Ucrânia da agressão russa e para promover uma recuperação económica equilibrada em todo o mundo.

Lusa

  • Obama janta com príncipes William e Harry no Palácio de Kensington
    1:24

    Mundo

    Naquela que será provavelmente a última visita de Obama ao Reino Unido enquanto Presidente dos Estados Unidos, o líder americano tem uma agenda preenchida, depois de se encontrar com a rainha da parte da tarde Obama jantou com os príncipes William e Harry en com a duquesa de Cambridge no Palácio de Kensington. Ficou a saber-se também que Barack Obama deve visitar no final do próximo mês a cidade de Hiroshima, no Japão. A confirmar-se será a primeira vez que um presidente norte-americano visita o local onde em 1945 os Estados Unidos usaram a bomba atómica.

  • Visita de Obama ao Reino Unido criticada pelos apoiantes do Brexit
    2:13

    Mundo

    A visita de Barack Obama a Londres está a ser ensombrada pelas críticas dos que se opõem à permanência do Reino Unido na União Europeia. Os partidários do chamado Brexit apontam o dedo ao Presidente norte-americano por estar a interferir num assunto interno, ao apoiar a posição de David Cameron. Além do encontro com o primeiro-ministro britânico, Obama e Michelle foram recebidos pela rainha Isabel II. Depois do Reino Unido Barack Obama vai visitar Hannover na Alemanha.

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.