sicnot

Perfil

Mundo

Avião solar chega à Califórnia depois de cumprida etapa mais perigosa

O avião Solar Impulse II chegou hoje à Califórnia, nos Estados Unidos da América, depois de atravessar o oceano Pacífico, a etapa mais perigosa da volta ao mundo da primeira aeronave movida exclusivamente com a energia do Sol.

JOHN G. MABANGLO

JEAN REVILLARD / HANDOUT

O aparelho aterrou na localidade de Mountain View, no sul de San Francisco, às 07:44 de Lisboa (23:44 de sábado, hora local), informou a página do projeto na internet.

O Solar Impulse II, pilotado por um dos seus inventores, o suíço Bertrand Piccard, voou durante três dias e três noites, desde o Havai, e percorreu 4.528 quilómetros.

Com esta etapa, considerada a mais perigosa, pela falta de sítios para aterrar em caso de emergência, o avião solar completou o trajeto que cruzava o Pacífico, e que foi iniciado, em 2015, pelo outro criador do projeto, o também suíço André Broschberg.

No Havai, de onde partiu na quinta-feira, a aeronave ficou parada durante quase 300 dias, para reparação de avarias que ocorreram durante o voo a partir do Japão.

Espera-se que o avião solar prossiga até Nova Iorque, de onde seguirá para Europa, norte de África e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde começou a viagem, em março de 2015.

O projeto visa demonstrar ao mundo as potencialidades das energias renováveis.

Lusa

  • "Quem não deve não teme"

    Football Leaks

    O futebolista português Cristiano Ronaldo, questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco veiculada pela investigação "Football Leaks", disse que "quem não deve não teme", numa reação difundida esta quinta-feira pela rádio espanhola Onda Cero.

  • Cerca de 150 civis doentes retirados de Alepo

    Mundo

    Cerca de 150 civis, a maioria doentes ou deficientes, foram retirados na noite de quarta-feira para quinta-feira de um centro de saúde de Aleppo, na parte mais antiga da cidade tomada pelo exército sírio, anunciou a Cruz Vermelha internacional.