sicnot

Perfil

Mundo

Avião solar chega à Califórnia depois de cumprida etapa mais perigosa

O avião Solar Impulse II chegou hoje à Califórnia, nos Estados Unidos da América, depois de atravessar o oceano Pacífico, a etapa mais perigosa da volta ao mundo da primeira aeronave movida exclusivamente com a energia do Sol.

JOHN G. MABANGLO

JEAN REVILLARD / HANDOUT

O aparelho aterrou na localidade de Mountain View, no sul de San Francisco, às 07:44 de Lisboa (23:44 de sábado, hora local), informou a página do projeto na internet.

O Solar Impulse II, pilotado por um dos seus inventores, o suíço Bertrand Piccard, voou durante três dias e três noites, desde o Havai, e percorreu 4.528 quilómetros.

Com esta etapa, considerada a mais perigosa, pela falta de sítios para aterrar em caso de emergência, o avião solar completou o trajeto que cruzava o Pacífico, e que foi iniciado, em 2015, pelo outro criador do projeto, o também suíço André Broschberg.

No Havai, de onde partiu na quinta-feira, a aeronave ficou parada durante quase 300 dias, para reparação de avarias que ocorreram durante o voo a partir do Japão.

Espera-se que o avião solar prossiga até Nova Iorque, de onde seguirá para Europa, norte de África e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde começou a viagem, em março de 2015.

O projeto visa demonstrar ao mundo as potencialidades das energias renováveis.

Lusa

  • Um homem de 83 anos é a 42.ª vítima dos incêndios
    1:27

    País

    Subiu para 42 o número de vítimas mortais nos incêndios deste domingo. Um homem de 83 anos foi encontrado sem vida em Lugar de Covelo, em Vouzela. O número de feridos mantém-se, 14 estão em estado grave. A maior parte das mortes aconteceu no distrito de Coimbra (20) e Viseu (19). Segundo a Proteção Civil, já não há desaparecidos. Sete pessoas estavam dadas como desaparecidas e apenas uma foi encontrada sem vida. Um bebé de poucos meses tinha sido dado como morto, mas foi encontrado com vida.

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08