sicnot

Perfil

Mundo

Obama anuncia que G7 preparam pacote de ajuda económica ao Iraque

O presidente dos Estados Unidos adiantou hoje que o grupo das sete maiores economias mundiais (G7) está a preparar um pacote de assistência económica para o Iraque, com o objetivo de contribuir para a estabilização do país.

CHRISTIAN CHARISIUS

As declarações de Barack Obama foram feitas numa conferência de imprensa após uma reunião em Hanôver com a chanceler alemã, Angela Markel, onde foram abordadas questões como o acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia, a situação da Síria e Líbia, o conflito na Ucrânia, as divergências com a Rússia e a crise dos refugiados.

Segundo a agência de notícias EFE, Obama adiantou ter abordado com Angela Merkel os "desafios em matéria de segurança" que o Iraque enfrenta e anunciou que na próxima reunião do G7, que será no Japão, vai ser dado um "passo adicional" para aprovar a ajuda económica aos iraquianos.

O G7 reúne as sete maiores potências do mundo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unidos, França, Itália, Canadá e Japão.

Obama e Merkel mostraram-se em sintonia ao destacar o compromisso no combate ao terrorismo na Síria, no Iraque e Afeganistão.

Entretanto, hoje no Iémen, sete soldados morreram e 14 ficaram feridos num atentando com uma viatura armadilhada no sul do país, onde as forças do regime realizam uma ofensiva para tentar apanhar combatentes da organização fundamentalista Al-Qaida.

No sudeste do Iémen, as forças governamentais reconquistaram um aeroporto e várias áreas em redor de Moukalla, localidade controlada pela Al-Qida desde abril do ano passado, segundo fontes militares citadas pela agência France Presse.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC