sicnot

Perfil

Mundo

Obama anuncia que G7 preparam pacote de ajuda económica ao Iraque

O presidente dos Estados Unidos adiantou hoje que o grupo das sete maiores economias mundiais (G7) está a preparar um pacote de assistência económica para o Iraque, com o objetivo de contribuir para a estabilização do país.

CHRISTIAN CHARISIUS

As declarações de Barack Obama foram feitas numa conferência de imprensa após uma reunião em Hanôver com a chanceler alemã, Angela Markel, onde foram abordadas questões como o acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia, a situação da Síria e Líbia, o conflito na Ucrânia, as divergências com a Rússia e a crise dos refugiados.

Segundo a agência de notícias EFE, Obama adiantou ter abordado com Angela Merkel os "desafios em matéria de segurança" que o Iraque enfrenta e anunciou que na próxima reunião do G7, que será no Japão, vai ser dado um "passo adicional" para aprovar a ajuda económica aos iraquianos.

O G7 reúne as sete maiores potências do mundo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unidos, França, Itália, Canadá e Japão.

Obama e Merkel mostraram-se em sintonia ao destacar o compromisso no combate ao terrorismo na Síria, no Iraque e Afeganistão.

Entretanto, hoje no Iémen, sete soldados morreram e 14 ficaram feridos num atentando com uma viatura armadilhada no sul do país, onde as forças do regime realizam uma ofensiva para tentar apanhar combatentes da organização fundamentalista Al-Qaida.

No sudeste do Iémen, as forças governamentais reconquistaram um aeroporto e várias áreas em redor de Moukalla, localidade controlada pela Al-Qida desde abril do ano passado, segundo fontes militares citadas pela agência France Presse.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.