sicnot

Perfil

Mundo

Obama anuncia que G7 preparam pacote de ajuda económica ao Iraque

O presidente dos Estados Unidos adiantou hoje que o grupo das sete maiores economias mundiais (G7) está a preparar um pacote de assistência económica para o Iraque, com o objetivo de contribuir para a estabilização do país.

CHRISTIAN CHARISIUS

As declarações de Barack Obama foram feitas numa conferência de imprensa após uma reunião em Hanôver com a chanceler alemã, Angela Markel, onde foram abordadas questões como o acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia, a situação da Síria e Líbia, o conflito na Ucrânia, as divergências com a Rússia e a crise dos refugiados.

Segundo a agência de notícias EFE, Obama adiantou ter abordado com Angela Merkel os "desafios em matéria de segurança" que o Iraque enfrenta e anunciou que na próxima reunião do G7, que será no Japão, vai ser dado um "passo adicional" para aprovar a ajuda económica aos iraquianos.

O G7 reúne as sete maiores potências do mundo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unidos, França, Itália, Canadá e Japão.

Obama e Merkel mostraram-se em sintonia ao destacar o compromisso no combate ao terrorismo na Síria, no Iraque e Afeganistão.

Entretanto, hoje no Iémen, sete soldados morreram e 14 ficaram feridos num atentando com uma viatura armadilhada no sul do país, onde as forças do regime realizam uma ofensiva para tentar apanhar combatentes da organização fundamentalista Al-Qaida.

No sudeste do Iémen, as forças governamentais reconquistaram um aeroporto e várias áreas em redor de Moukalla, localidade controlada pela Al-Qida desde abril do ano passado, segundo fontes militares citadas pela agência France Presse.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.