sicnot

Perfil

Mundo

Obama intensifica alerta sobre possível saída do Reino Unido da UE

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Barack Obama, reforçou o alerta de que a Grã-Bretanha (GB) pode diminuir a sua influência global se sair da União Europeia, advertindo que um acordo comercial GB-EUA pode demorar dez anos.

Numa entrevista à cadeia de televisão BBC, no final da visita do presidente norte-americano à Grã-Bretanha, Obama disse que esta terá "menos influência globalmente" se aprovar uma saída da União Europeia (EU) no referendo marcado para junho.

Sobre um acordo comercial entre a Grã-Bretanha e os EUA, Obama disse: "Pode ser daqui a cinco anos, dez anos a partir de agora, até sermos capazes de conseguir fazer alguma coisa".

"O Reino Unido não será capaz de negociar algo com os Estados Unidos mais rápido do que a UE," disse, adiantando que os EUA "não iriam abandonar os esforços para negociar um acordo comercial" com o seu maior parceiro comercial, "o mercado europeu".

Hoje, Obama continua a sua visita à Europa, com uma deslocação à Alemanha, onde se encontrará com a chanceler Angela Merkel, líder da maior economia europeia.

Lusa

  • Obama confia no desmantelamento do Daesh em menos de um ano
    2:03

    Mundo

    Barack Obama acredita que o Daesh será desmantelado em menos de um ano. Palavras do Presidente dos Estados Unidos no final de uma visita a Londres, onde defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia. Obama já está na Alemanha para se encontrar com a chanceler Merkel.

  • Obama quer Europa "forte, próspera e unida"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Barak Obama, defendeu a necessidade de uma Europa "forte, próspera e unida" para enfrentar os desafios atuais, como a luta contra o terrorismo ou a gestão da crise internacional, numa entrevista hoje ao diário alemão Bild.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.