sicnot

Perfil

Mundo

Obama intensifica alerta sobre possível saída do Reino Unido da UE

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Barack Obama, reforçou o alerta de que a Grã-Bretanha (GB) pode diminuir a sua influência global se sair da União Europeia, advertindo que um acordo comercial GB-EUA pode demorar dez anos.

Numa entrevista à cadeia de televisão BBC, no final da visita do presidente norte-americano à Grã-Bretanha, Obama disse que esta terá "menos influência globalmente" se aprovar uma saída da União Europeia (EU) no referendo marcado para junho.

Sobre um acordo comercial entre a Grã-Bretanha e os EUA, Obama disse: "Pode ser daqui a cinco anos, dez anos a partir de agora, até sermos capazes de conseguir fazer alguma coisa".

"O Reino Unido não será capaz de negociar algo com os Estados Unidos mais rápido do que a UE," disse, adiantando que os EUA "não iriam abandonar os esforços para negociar um acordo comercial" com o seu maior parceiro comercial, "o mercado europeu".

Hoje, Obama continua a sua visita à Europa, com uma deslocação à Alemanha, onde se encontrará com a chanceler Angela Merkel, líder da maior economia europeia.

Lusa

  • Obama confia no desmantelamento do Daesh em menos de um ano
    2:03

    Mundo

    Barack Obama acredita que o Daesh será desmantelado em menos de um ano. Palavras do Presidente dos Estados Unidos no final de uma visita a Londres, onde defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia. Obama já está na Alemanha para se encontrar com a chanceler Merkel.

  • Obama quer Europa "forte, próspera e unida"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Barak Obama, defendeu a necessidade de uma Europa "forte, próspera e unida" para enfrentar os desafios atuais, como a luta contra o terrorismo ou a gestão da crise internacional, numa entrevista hoje ao diário alemão Bild.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.