sicnot

Perfil

Mundo

Papa diz aos adolescentes que a felicidade não tem preço, nem é uma "app"

O Papa Francisco disse hoje a milhares de adolescentes reunidos na Praça de São Pedro que a sua felicidade não depende de terem "muitas coisas", nem de uma "aplicação que se descarrega no telemóvel".

© Tony Gentile / Reuters

"Nem sequer a versão mais recente poderá ajudar-nos a sermos livres e grandes no amor", proclamou o pontífice na homilia da missa que oficiou na basílica de São Pedro para dezenas de milhar de adolescentes de idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos.

"Não confiem em quem vos distrai da verdadeira riqueza, que são vocês, quando vos disserem que a vida só é bonita tendo muitas coisas", acrescentou Jorge Bergoglio.

"Desconfiem de quem vos queira fazer crer que sois valiosos quando vos fazeis passar por fortes, como os heróis dos filmes, ou quando estais vestidos com a última moda. A vossa felicidade não tem preço e não se negoceia", afirmou.

O Papa usou a referência da atenção que os adolescentes dão aos telemóveis horas depois de, na tarde de sábado, enviar uma mensagem vídeo a milhares de jovens congregados num evento musical no estádio olímpico de Roma.

Nesse espetáculo, organizado este fim de semana dentro das iniciativas para adolescentes do Jubileu da Misericórdia, que começou em dezembro, o papa usou a comparação com os telemóveis quando disse: "se na vossa vida não estiver Jesus, é como estarem sem cobertura".

Lusa

  • Papa encontra-se com sobreviventes de Chernobyl
    2:26

    Mundo

    O Papa Francisco encontrou-se esta quarta-feira com familiares e vítimas da tragédia nuclear de Chernobyl, para além de pedir a todos para rezarem pelas vítimas do desastre, Francisco apelou aos católicos para participarem numa coleta que pretende ajudar os ucranianos afetados pela guerra.

  • Menina chora aos pés do Papa
    0:41

    Mundo

    Foram muitos os refugiados que quiseram cumprimentar o Papa, bem como pedir-lhe ajuda, no campo de Moria, na ilha grega de Lesbos, este sábado. Esta é uma das imagens que marcam a visita de Francisco, a de uma criança que lhe beija a mão e se ajoelha a seus pés, chorando compulsivamente.

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52