sicnot

Perfil

Mundo

Papa diz aos adolescentes que a felicidade não tem preço, nem é uma "app"

O Papa Francisco disse hoje a milhares de adolescentes reunidos na Praça de São Pedro que a sua felicidade não depende de terem "muitas coisas", nem de uma "aplicação que se descarrega no telemóvel".

© Tony Gentile / Reuters

"Nem sequer a versão mais recente poderá ajudar-nos a sermos livres e grandes no amor", proclamou o pontífice na homilia da missa que oficiou na basílica de São Pedro para dezenas de milhar de adolescentes de idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos.

"Não confiem em quem vos distrai da verdadeira riqueza, que são vocês, quando vos disserem que a vida só é bonita tendo muitas coisas", acrescentou Jorge Bergoglio.

"Desconfiem de quem vos queira fazer crer que sois valiosos quando vos fazeis passar por fortes, como os heróis dos filmes, ou quando estais vestidos com a última moda. A vossa felicidade não tem preço e não se negoceia", afirmou.

O Papa usou a referência da atenção que os adolescentes dão aos telemóveis horas depois de, na tarde de sábado, enviar uma mensagem vídeo a milhares de jovens congregados num evento musical no estádio olímpico de Roma.

Nesse espetáculo, organizado este fim de semana dentro das iniciativas para adolescentes do Jubileu da Misericórdia, que começou em dezembro, o papa usou a comparação com os telemóveis quando disse: "se na vossa vida não estiver Jesus, é como estarem sem cobertura".

Lusa

  • Papa encontra-se com sobreviventes de Chernobyl
    2:26

    Mundo

    O Papa Francisco encontrou-se esta quarta-feira com familiares e vítimas da tragédia nuclear de Chernobyl, para além de pedir a todos para rezarem pelas vítimas do desastre, Francisco apelou aos católicos para participarem numa coleta que pretende ajudar os ucranianos afetados pela guerra.

  • Menina chora aos pés do Papa
    0:41

    Mundo

    Foram muitos os refugiados que quiseram cumprimentar o Papa, bem como pedir-lhe ajuda, no campo de Moria, na ilha grega de Lesbos, este sábado. Esta é uma das imagens que marcam a visita de Francisco, a de uma criança que lhe beija a mão e se ajoelha a seus pés, chorando compulsivamente.

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.