sicnot

Perfil

Mundo

Partidários do Brexit querem proibir a entrada de Marine Le Pen no Reino Unido

O bloco favorável ao Brexit pediu à ministra britânica do Interior, Theresa May, numa carta oficial enviada por uma responsável da "Vote Leave", que proíba a entrada no Reino Unido da presidente da Frente Nacional francesa, Marine Le Pen.

Marine le Pen lidera o Frente Nacional desde 2011.

Marine le Pen lidera o Frente Nacional desde 2011.

© Alessandro Garofalo / Reuters

Na missiva, cuja existência foi hoje revelada pela BBC e da qual a agência France Presse (AFP) obteve uma cópia, Gisela Stuart, a copresidente da campanha "Vote Leave", a favor do voto para uma saída do Reino Unido da União Europeia no referendo de 23 de junho, pede à ministra que "recuse a entrada" da dirigente do partido francês de extrema-direita, devido "às suas opiniões extremistas". Gisela Stuart refere-se a uma visita de Marine Le Pen prevista para maio.

Questionado pela AFP, o número dois da Frente Nacional, Florian Philippot, referiu que Marine Le Pen foi "convidada para ir apoiar a fação do Brexit". "O Reino Unido é um Estado de direito e uma democracia avançada, por isso uma francesa, além disso eleita, pode perfeitamente circular livremente", acrescentou.

A visita de Marine Le Pen "permitirá aos britânicos que apoiam a saída da União Europeia saberem que há responsáveis europeus de primeira linha que os apoiam", sublinhou.

Gisela Stuart defende, no seu pedido por escrito, que "a presença de Marine Le Pen no Reino Unido não contribui para o bem comum".

Questionada hoje sobre esta carta, numa entrevista à BBC, a ministra recusou-se a dizer que medidas irá tomar, lembrando que não fala "de casos particulares".

A governante salientou que o facto de Gisela Stuart lhe escrever para "proibir alguém de entrar no país sugere que temos o controlo das fronteiras", declarou a ministra, conhecida pelo seu euroceticismo, mas que ainda assim se juntou a David Cameron, defensor da manutenção do país na União Europeia (UE).

Um dos principais argumentos dos partidários de uma saída da UE é a retoma do controlo das fronteiras e da imigração.

Lusa

  • Visita de Obama ao Reino Unido criticada pelos apoiantes do Brexit
    2:13

    Mundo

    A visita de Barack Obama a Londres está a ser ensombrada pelas críticas dos que se opõem à permanência do Reino Unido na União Europeia. Os partidários do chamado Brexit apontam o dedo ao Presidente norte-americano por estar a interferir num assunto interno, ao apoiar a posição de David Cameron. Além do encontro com o primeiro-ministro britânico, Obama e Michelle foram recebidos pela rainha Isabel II. Depois do Reino Unido Barack Obama vai visitar Hannover na Alemanha.

  • Sim e não ao "Brexit" praticamente empatados

    Mundo

    Os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) e os da sua saída (ou "Brexit") estão praticamente empatados, revela uma sondagem divulgada hoje, no início da campanha oficial do referendo.

  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagas as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Presidente da Câmara de Nova Iorque confirma "atentado terrorista falhado"
    0:29
  • Israel volta a bombardear posições do Hamas em Gaza

    Mundo

    O exército israelita voltou a bombardear esta segunda-feira posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas, informou um comunicado militar.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.