sicnot

Perfil

Mundo

Partidários do Brexit querem proibir a entrada de Marine Le Pen no Reino Unido

O bloco favorável ao Brexit pediu à ministra britânica do Interior, Theresa May, numa carta oficial enviada por uma responsável da "Vote Leave", que proíba a entrada no Reino Unido da presidente da Frente Nacional francesa, Marine Le Pen.

Marine le Pen lidera o Frente Nacional desde 2011.

Marine le Pen lidera o Frente Nacional desde 2011.

© Alessandro Garofalo / Reuters

Na missiva, cuja existência foi hoje revelada pela BBC e da qual a agência France Presse (AFP) obteve uma cópia, Gisela Stuart, a copresidente da campanha "Vote Leave", a favor do voto para uma saída do Reino Unido da União Europeia no referendo de 23 de junho, pede à ministra que "recuse a entrada" da dirigente do partido francês de extrema-direita, devido "às suas opiniões extremistas". Gisela Stuart refere-se a uma visita de Marine Le Pen prevista para maio.

Questionado pela AFP, o número dois da Frente Nacional, Florian Philippot, referiu que Marine Le Pen foi "convidada para ir apoiar a fação do Brexit". "O Reino Unido é um Estado de direito e uma democracia avançada, por isso uma francesa, além disso eleita, pode perfeitamente circular livremente", acrescentou.

A visita de Marine Le Pen "permitirá aos britânicos que apoiam a saída da União Europeia saberem que há responsáveis europeus de primeira linha que os apoiam", sublinhou.

Gisela Stuart defende, no seu pedido por escrito, que "a presença de Marine Le Pen no Reino Unido não contribui para o bem comum".

Questionada hoje sobre esta carta, numa entrevista à BBC, a ministra recusou-se a dizer que medidas irá tomar, lembrando que não fala "de casos particulares".

A governante salientou que o facto de Gisela Stuart lhe escrever para "proibir alguém de entrar no país sugere que temos o controlo das fronteiras", declarou a ministra, conhecida pelo seu euroceticismo, mas que ainda assim se juntou a David Cameron, defensor da manutenção do país na União Europeia (UE).

Um dos principais argumentos dos partidários de uma saída da UE é a retoma do controlo das fronteiras e da imigração.

Lusa

  • Visita de Obama ao Reino Unido criticada pelos apoiantes do Brexit
    2:13

    Mundo

    A visita de Barack Obama a Londres está a ser ensombrada pelas críticas dos que se opõem à permanência do Reino Unido na União Europeia. Os partidários do chamado Brexit apontam o dedo ao Presidente norte-americano por estar a interferir num assunto interno, ao apoiar a posição de David Cameron. Além do encontro com o primeiro-ministro britânico, Obama e Michelle foram recebidos pela rainha Isabel II. Depois do Reino Unido Barack Obama vai visitar Hannover na Alemanha.

  • Sim e não ao "Brexit" praticamente empatados

    Mundo

    Os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) e os da sua saída (ou "Brexit") estão praticamente empatados, revela uma sondagem divulgada hoje, no início da campanha oficial do referendo.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.