sicnot

Perfil

Mundo

Agência oficial chinesa destaca comemorações do 25 de Abril

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua noticiou hoje as "animadas celebrações" do 25 de abril em Portugal e destacou as palavras do Presidente da República a apelar ao consenso entre os diferentes partidos políticos.

REUTERS

"Milhares de pessoas desceram a Avenida da Liberdade, no centro de Lisboa, para assinalar o 42.º aniversário da Revolução dos Cravos, um golpe sem sangue que em 1974 derrubou uma ditadura e instaurou a democracia em Portugal", descreve a Xinhua.

Numa longa reportagem, a agência chinesa cita também o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa na sessão comemorativa do 25 de Abril no parlamento, afirmando que Portugal não pode continuar a viver sistematicamente em campanha eleitoral.

"Rebelo de Sousa disse ainda que Portugal deve lutar por uma Europa mais solidária e proteger a sua língua, valores culturais e investir na educação, ciência e educação, assim como valorizar mais as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo" acrescenta a Xinhua.

A agência chinesa destacou, também, as palavras do deputado do BE, Jorge Costa, da deputada do PSD, Paula Teixeira da Cruz, e da deputada do PCP, Rita Rato.

Referindo-se aos mais recentes índices económicos em Portugal, lembrou que o 'deficit' do país se fixou, em 2015, em 4,4%, acima do limite máximo de três por cento permitido pela União Europeia, e que tem uma das taxas de desemprego mais altas da zona euro, acima dos 12%.

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07