sicnot

Perfil

Mundo

Agência oficial chinesa destaca comemorações do 25 de Abril

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua noticiou hoje as "animadas celebrações" do 25 de abril em Portugal e destacou as palavras do Presidente da República a apelar ao consenso entre os diferentes partidos políticos.

REUTERS

"Milhares de pessoas desceram a Avenida da Liberdade, no centro de Lisboa, para assinalar o 42.º aniversário da Revolução dos Cravos, um golpe sem sangue que em 1974 derrubou uma ditadura e instaurou a democracia em Portugal", descreve a Xinhua.

Numa longa reportagem, a agência chinesa cita também o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa na sessão comemorativa do 25 de Abril no parlamento, afirmando que Portugal não pode continuar a viver sistematicamente em campanha eleitoral.

"Rebelo de Sousa disse ainda que Portugal deve lutar por uma Europa mais solidária e proteger a sua língua, valores culturais e investir na educação, ciência e educação, assim como valorizar mais as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo" acrescenta a Xinhua.

A agência chinesa destacou, também, as palavras do deputado do BE, Jorge Costa, da deputada do PSD, Paula Teixeira da Cruz, e da deputada do PCP, Rita Rato.

Referindo-se aos mais recentes índices económicos em Portugal, lembrou que o 'deficit' do país se fixou, em 2015, em 4,4%, acima do limite máximo de três por cento permitido pela União Europeia, e que tem uma das taxas de desemprego mais altas da zona euro, acima dos 12%.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.