sicnot

Perfil

Mundo

Agência oficial chinesa destaca comemorações do 25 de Abril

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua noticiou hoje as "animadas celebrações" do 25 de abril em Portugal e destacou as palavras do Presidente da República a apelar ao consenso entre os diferentes partidos políticos.

REUTERS

"Milhares de pessoas desceram a Avenida da Liberdade, no centro de Lisboa, para assinalar o 42.º aniversário da Revolução dos Cravos, um golpe sem sangue que em 1974 derrubou uma ditadura e instaurou a democracia em Portugal", descreve a Xinhua.

Numa longa reportagem, a agência chinesa cita também o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa na sessão comemorativa do 25 de Abril no parlamento, afirmando que Portugal não pode continuar a viver sistematicamente em campanha eleitoral.

"Rebelo de Sousa disse ainda que Portugal deve lutar por uma Europa mais solidária e proteger a sua língua, valores culturais e investir na educação, ciência e educação, assim como valorizar mais as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo" acrescenta a Xinhua.

A agência chinesa destacou, também, as palavras do deputado do BE, Jorge Costa, da deputada do PSD, Paula Teixeira da Cruz, e da deputada do PCP, Rita Rato.

Referindo-se aos mais recentes índices económicos em Portugal, lembrou que o 'deficit' do país se fixou, em 2015, em 4,4%, acima do limite máximo de três por cento permitido pela União Europeia, e que tem uma das taxas de desemprego mais altas da zona euro, acima dos 12%.

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.