sicnot

Perfil

Mundo

Agência oficial chinesa destaca comemorações do 25 de Abril

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua noticiou hoje as "animadas celebrações" do 25 de abril em Portugal e destacou as palavras do Presidente da República a apelar ao consenso entre os diferentes partidos políticos.

REUTERS

"Milhares de pessoas desceram a Avenida da Liberdade, no centro de Lisboa, para assinalar o 42.º aniversário da Revolução dos Cravos, um golpe sem sangue que em 1974 derrubou uma ditadura e instaurou a democracia em Portugal", descreve a Xinhua.

Numa longa reportagem, a agência chinesa cita também o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa na sessão comemorativa do 25 de Abril no parlamento, afirmando que Portugal não pode continuar a viver sistematicamente em campanha eleitoral.

"Rebelo de Sousa disse ainda que Portugal deve lutar por uma Europa mais solidária e proteger a sua língua, valores culturais e investir na educação, ciência e educação, assim como valorizar mais as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo" acrescenta a Xinhua.

A agência chinesa destacou, também, as palavras do deputado do BE, Jorge Costa, da deputada do PSD, Paula Teixeira da Cruz, e da deputada do PCP, Rita Rato.

Referindo-se aos mais recentes índices económicos em Portugal, lembrou que o 'deficit' do país se fixou, em 2015, em 4,4%, acima do limite máximo de três por cento permitido pela União Europeia, e que tem uma das taxas de desemprego mais altas da zona euro, acima dos 12%.

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira