sicnot

Perfil

Mundo

Artista imprime modelos 3D de múmia com 5 mil anos

Um artista norte-americano recriou em três dimensões a múmia de "Otzi, o homem do gelo", um indivíduo de 5300 anos descoberto congelado nos Alpes italianos em 1991.

Otzi é uma das múmias naturais mais estudadas pela comunidade científica, depois de encontrado em perfeito estado de conservação. Foi descoberto por turistas alemães em 1991 nos Alpes italianos, a poucos metros da fronteira com a Áustria. O frio permanente nessa zona permitiu a conservação de todos os tecidos do seu organismo, incluindo os órgãos internos.

Está conservado numa sala escura no Museu de Arqueologia do Sul do Tirol em Itália para ser preservado.

Graças ao artista norte-americano Gary Staab, especialista em fazer réplicas de achados arqueológicos, há agora três modelos do homem do gelo que pode ser usado para exposições ou explicações científicas.

"Foi talvez um dos trabalhos mais difíceis que tive", em 48 anos de carreira, disse Gary Staab à NBC News. Staab demorou mais de 2 mil horas com este projeto e já tinha experiência em fazer réplicas de múmias, como as do peru ou do Egito. É também especialista em recriar dinossauros.

Os modelos vão agora ser usados em exposições. Um deles vai já em outubro para o Museu de História Natura da Carolina do Norte. Os outros dois vão ser usados para fins educacionais no Centro de ADN Cold Spring Harbour de Nova Iorque.

Uma morte violenta

Otzi foi descoberto nos Alpes, totalmente vestido, com uma capa e uns sapatos de couro impermeáveis. Tinha vários objectos perto de si: um machado de cobre, uma faca, um coldre cheio de setas, uma arco, uma acendalha para fazer fogo e cogumelos que deviam ser utilizados em caso de doença.

O corpo, mumificado pelas baixas temperaturas da montanha entre 5300 e 5100 anos, foi escrutinado desde que foi descoberto pelos investigadores para se saber não só como morreu, mas também como viveu.

Sabe-se, por exemplo, que devia medir 1,59 metros, pesava 50 kilos e tinha 46 anos quando morreu, depois de atingido por uma flecha num obro, possivelmente durante uma batalha. Também ficou provado que morreu a esvair-se em sangue, não sem antes ferir alguns dos seus atacantes com as suas próprias flechas, uma vez que algumas foram encontradas aos seu lado machadas de sangue alheio.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.