sicnot

Perfil

Mundo

Avião não tripulado cai em São Tomé

Um avião não tripulado caiu hoje a cerca de 200 metros da Praia de Micoló, 15 quilómetros a norte da ilha de São Tomé, disse hoje um técnico do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) são-tomense.

"É um avião 'drone' com cerca de quatro a seis toneladas que se despenhou na zona de Micoló", afirmou Leopoldo Nascimento.

"É uma aeronave não tripulada, estava a efetuar voos de ensaio, dentro dos parâmetros estabelecidos pela empresa e em áreas que nós definimos para não por em risco a zona habitacional", acrescentou o técnico do INAC.

O aparelho, com capacidade para transportar carga, estava a efetuar voos de "teste operacional" quando caiu no mar.

O avião pertence à empresa espanhola Singular Ecrafit, registada na capital são-tomense há cerca de dois meses, cujos responsáveis estão a analisar as causas da queda do aparelho juntamente com as autoridades locais.

O aparelho desfez-se em vários pedaços com a queda e elementos da Guarda Costeira apoiados por alguns pescadores já recuperaram a maioria dos destroços.

"Mandámos abrir um inquérito para determinar os motivos que estão na origem deste incidente", acrescentou o técnico do Instituto de Aviação Civil são-tomense.

Lusa

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".