sicnot

Perfil

Mundo

Avião não tripulado cai em São Tomé

Um avião não tripulado caiu hoje a cerca de 200 metros da Praia de Micoló, 15 quilómetros a norte da ilha de São Tomé, disse hoje um técnico do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) são-tomense.

"É um avião 'drone' com cerca de quatro a seis toneladas que se despenhou na zona de Micoló", afirmou Leopoldo Nascimento.

"É uma aeronave não tripulada, estava a efetuar voos de ensaio, dentro dos parâmetros estabelecidos pela empresa e em áreas que nós definimos para não por em risco a zona habitacional", acrescentou o técnico do INAC.

O aparelho, com capacidade para transportar carga, estava a efetuar voos de "teste operacional" quando caiu no mar.

O avião pertence à empresa espanhola Singular Ecrafit, registada na capital são-tomense há cerca de dois meses, cujos responsáveis estão a analisar as causas da queda do aparelho juntamente com as autoridades locais.

O aparelho desfez-se em vários pedaços com a queda e elementos da Guarda Costeira apoiados por alguns pescadores já recuperaram a maioria dos destroços.

"Mandámos abrir um inquérito para determinar os motivos que estão na origem deste incidente", acrescentou o técnico do Instituto de Aviação Civil são-tomense.

Lusa

  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.