sicnot

Perfil

Mundo

Big Ben vai ficar silencioso durante vários meses

O sino mais célebre do mundo, o Big Ben, em Londres, ficará silencioso durante "vários meses" devido a obras de reparação, anunciou hoje o parlamento britânico.

© Toby Melville / Reuters

O mecanismo do relógio terá de ser parado para se efetuarem os trabalhos de manutenção, num total de 37 milhões de euros, que deverão começar no início de 2017 e durar três anos.

As obras incluirão o mecanismo do relógio, o sino de 13,7 toneladas, que será pintado, e a torre onde está instalado.

Também será instalado um elevador, alternativa aos 334 degraus que é necessário subir para atingir o cimo da torre, e substituídas as luzes que iluminam o relógio por lâmpadas de baixo consumo.

"Big Ben" é o nome do sino, que soa de hora a hora e é ouvido em transmissões de rádio britânicas, enquanto a torre tem o nome de Elizabeth Tower. Foi projetada em estilo neogótico pelo arquiteto do parlamento Augustus Pugin e concluída em 1856.

Circulam duas teorias acerca do nome Big Ben, uma fazendo referência a Benjamin Hall, o engenheiro cujo nome está inscrito no sino, e outra a Ben Caunt, um pugilista peso pesado dos anos 1850.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.