sicnot

Perfil

Mundo

Big Ben vai ficar silencioso durante vários meses

O sino mais célebre do mundo, o Big Ben, em Londres, ficará silencioso durante "vários meses" devido a obras de reparação, anunciou hoje o parlamento britânico.

© Toby Melville / Reuters

O mecanismo do relógio terá de ser parado para se efetuarem os trabalhos de manutenção, num total de 37 milhões de euros, que deverão começar no início de 2017 e durar três anos.

As obras incluirão o mecanismo do relógio, o sino de 13,7 toneladas, que será pintado, e a torre onde está instalado.

Também será instalado um elevador, alternativa aos 334 degraus que é necessário subir para atingir o cimo da torre, e substituídas as luzes que iluminam o relógio por lâmpadas de baixo consumo.

"Big Ben" é o nome do sino, que soa de hora a hora e é ouvido em transmissões de rádio britânicas, enquanto a torre tem o nome de Elizabeth Tower. Foi projetada em estilo neogótico pelo arquiteto do parlamento Augustus Pugin e concluída em 1856.

Circulam duas teorias acerca do nome Big Ben, uma fazendo referência a Benjamin Hall, o engenheiro cujo nome está inscrito no sino, e outra a Ben Caunt, um pugilista peso pesado dos anos 1850.

Lusa

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.