sicnot

Perfil

Mundo

Governo cabo-verdiano diz que ataque em posto militar teve "motivações pessoais"

O ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Paulo Rocha, afirmou hoje que a morte de 11 pessoas num posto militar teve "motivações pessoais" e indicou que as autoridades estão à procura do suspeito, um soldado daquele destacamento.

DULCENEIA RAMOS

O ataque ao destacamento militar do centro retransmissor do Monte Txota, concelho de São Domingos, teve "motivações pessoais que excluem a ideia de atentado contra o Estado de Cabo Verde", afirmou, em conferência de imprensa, o ministro, afastando também qualquer ligação do caso a situações de narcotráfico.

"Um soldado afeto ao próprio destacamento encontra-se desaparecido e há fortes indícios de que o mesmo esteja envolvido nos acontecidos", disse o governante.

No ataque, foram mortos nove militares e três técnicos de manutenção do posto, dois deles de nacionalidade espanhola.

Do local foram subtraídas nove espingardas e munições já recuperadas do interior de um automóvel, acrescentou o ministro.

Lusa

  • Pessoas encontradas mortas em Cabo Verde foram atingidas por disparos de AKM
    3:00

    Mundo

    Onze pessoas foram hoje encontradas mortas num posto militar na ilha cabo-verdiana de Santiago, um soldado continua desaparecido. Entre os mortos estão dois militares do posto, seis soldados, um cabo-verdiano e dois civis de nacionalidade espanhola. Segundo a polícia, as vítimas terão sido atingidas por disparos de AKM (versão da espingarda automática kalashnikov) usadas pelas Forças Armadas de Cabo Verde. Cristina Ferreira, jornalista da Agência Lusa, está a acompanhar os últimos acontecimentos.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.