sicnot

Perfil

Mundo

Japão conclui mapa mais preciso de sempre da superfície terrestre em 3D

Duas entidades japonesas anunciaram hoje a conclusão do mapa mais preciso de sempre de toda a superfície terrestre em três dimensões, tendo utilizado uma tecnologia pensada para o desenvolvimento de infraestruturas e para a prevenção de desastres naturais.

NTT DATA

A empresa de novas tecnologias da informação NTT DATA e o Centro de Tecnologias de Deteção Remota do Japão (RESTEC) indicaram que a cartografia integral do globo terrestre inclui, pela primeira vez, toda a Antártida.

O mapa, batizado AW3DTM e iniciado em 2014 apenas para áreas delimitadas no continente asiático, empregou um modelo de elevação digital (DEM) com uma resolução de cinco metros e que utiliza mais de três milhões de imagens obtidas pelo satélite ALOS, da Agência Espacial do Japão (JAXA).

Esta tecnologia, segundo as duas instituições, permite uma "grande melhoria" da leitura dos mapas terrestres em três dimensões - até agora só havia versões disponíveis com uma resolução entre 30 e 90 metros -, estando já uma aplicação disponível para qualquer pessoa ou organização que queira obter dados cartográficos de quaisquer áreas geográficas.

Entre os serviços disponíveis estão também recriações em formato de mapa vetorial de edifícios e estruturas em 3D com resoluções entre os 50 centímetros e os dois metros, o que permite também realizar diferentes géneros de simulações.

As aplicações do "AW3DTM" disponibilizam, por fim, o apoio a projetos de construção de infraestruturas, estudos de logística e de exploração de recursos, bem como a identificação de zonas de potencial risco em caso de desastres naturais, como inundações ou deslizamento de terras.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.