sicnot

Perfil

Mundo

Noruega vai apelar da condenação por tratamento desumano contra Breivik

O Estado norueguês vai apelar da sua condenação por ter sido considerado que impôs na prisão um "tratamento desumano" ao extremista de direita Anders Behring Breivik, anunciou hoje o ministro da Justiça.

© Norsk Telegrambyra AS / Reute

"Pedi hoje ao advogado do Estado para recorrer da condenação", indicou num comunicado o ministro Anders Anundsen, seis dias após a decisão do tribunal de Oslo que considerou contrárias à Convenção Europeia dos Direitos Humanos as condições de detenção de Breivik, preso por ter matado 77 pessoas em 2011.

O extremista de 37 anos, que se identifica agora abertamente como neonazi, está em isolamento há cerca de três anos.

Em agosto de 2012 Breivik foi condenado a 21 anos de prisão por ter matado oito pessoas na explosão de uma bomba perto da sede do governo em Oslo e, depois, 69 outras a tiro, na maioria adolescentes que participavam num acampamento da juventude trabalhista.

A sua pena pode ser prolongada enquanto for considerado perigoso.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.