sicnot

Perfil

Mundo

Noruega vai apelar da condenação por tratamento desumano contra Breivik

O Estado norueguês vai apelar da sua condenação por ter sido considerado que impôs na prisão um "tratamento desumano" ao extremista de direita Anders Behring Breivik, anunciou hoje o ministro da Justiça.

© Norsk Telegrambyra AS / Reute

"Pedi hoje ao advogado do Estado para recorrer da condenação", indicou num comunicado o ministro Anders Anundsen, seis dias após a decisão do tribunal de Oslo que considerou contrárias à Convenção Europeia dos Direitos Humanos as condições de detenção de Breivik, preso por ter matado 77 pessoas em 2011.

O extremista de 37 anos, que se identifica agora abertamente como neonazi, está em isolamento há cerca de três anos.

Em agosto de 2012 Breivik foi condenado a 21 anos de prisão por ter matado oito pessoas na explosão de uma bomba perto da sede do governo em Oslo e, depois, 69 outras a tiro, na maioria adolescentes que participavam num acampamento da juventude trabalhista.

A sua pena pode ser prolongada enquanto for considerado perigoso.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.