sicnot

Perfil

Mundo

Papa aceita saída do Cardeal de Havana

O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal de Havana e, nomeou como sucessor o arcebispo de Camaguey, Monsenhor Garcia Rodriguez.

© Stringer . / Reuters

Jaime Ortega, de 67 anos, foi um dos principais intervenientes nas negociações que levaram à aproximação entre Cuba e os Estados Unidos da América.

Ortega já tinha pedido para deixar o cargo em 2011, mas o pedido só foi aceite agora pelo Vaticano. Isto, após o restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana.

O Cardeal ocupava o cargo desde 1981. Tinha uma relação especial com os Papas João Paulo II, Bento XVI e, agora com o Papa Francisco. É considerado o principal responsável pela independência da Igreja Católica cubana, face ao regime comunista de Cuba.

A renúncia foi aceite pelo Vaticano, ainda antes de Ortega completar os 75 anos.

  • Papa encontra-se com sobreviventes de Chernobyl
    2:26

    Mundo

    O Papa Francisco encontrou-se esta quarta-feira com familiares e vítimas da tragédia nuclear de Chernobyl, para além de pedir a todos para rezarem pelas vítimas do desastre, Francisco apelou aos católicos para participarem numa coleta que pretende ajudar os ucranianos afetados pela guerra.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.