sicnot

Perfil

Mundo

Papa aceita saída do Cardeal de Havana

O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal de Havana e, nomeou como sucessor o arcebispo de Camaguey, Monsenhor Garcia Rodriguez.

© Stringer . / Reuters

Jaime Ortega, de 67 anos, foi um dos principais intervenientes nas negociações que levaram à aproximação entre Cuba e os Estados Unidos da América.

Ortega já tinha pedido para deixar o cargo em 2011, mas o pedido só foi aceite agora pelo Vaticano. Isto, após o restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana.

O Cardeal ocupava o cargo desde 1981. Tinha uma relação especial com os Papas João Paulo II, Bento XVI e, agora com o Papa Francisco. É considerado o principal responsável pela independência da Igreja Católica cubana, face ao regime comunista de Cuba.

A renúncia foi aceite pelo Vaticano, ainda antes de Ortega completar os 75 anos.

  • Papa encontra-se com sobreviventes de Chernobyl
    2:26

    Mundo

    O Papa Francisco encontrou-se esta quarta-feira com familiares e vítimas da tragédia nuclear de Chernobyl, para além de pedir a todos para rezarem pelas vítimas do desastre, Francisco apelou aos católicos para participarem numa coleta que pretende ajudar os ucranianos afetados pela guerra.

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17