sicnot

Perfil

Mundo

Papa aceita saída do Cardeal de Havana

O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal de Havana e, nomeou como sucessor o arcebispo de Camaguey, Monsenhor Garcia Rodriguez.

© Stringer . / Reuters

Jaime Ortega, de 67 anos, foi um dos principais intervenientes nas negociações que levaram à aproximação entre Cuba e os Estados Unidos da América.

Ortega já tinha pedido para deixar o cargo em 2011, mas o pedido só foi aceite agora pelo Vaticano. Isto, após o restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana.

O Cardeal ocupava o cargo desde 1981. Tinha uma relação especial com os Papas João Paulo II, Bento XVI e, agora com o Papa Francisco. É considerado o principal responsável pela independência da Igreja Católica cubana, face ao regime comunista de Cuba.

A renúncia foi aceite pelo Vaticano, ainda antes de Ortega completar os 75 anos.

  • Papa encontra-se com sobreviventes de Chernobyl
    2:26

    Mundo

    O Papa Francisco encontrou-se esta quarta-feira com familiares e vítimas da tragédia nuclear de Chernobyl, para além de pedir a todos para rezarem pelas vítimas do desastre, Francisco apelou aos católicos para participarem numa coleta que pretende ajudar os ucranianos afetados pela guerra.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.