sicnot

Perfil

Mundo

Papa aceita saída do Cardeal de Havana

O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal de Havana e, nomeou como sucessor o arcebispo de Camaguey, Monsenhor Garcia Rodriguez.

© Stringer . / Reuters

Jaime Ortega, de 67 anos, foi um dos principais intervenientes nas negociações que levaram à aproximação entre Cuba e os Estados Unidos da América.

Ortega já tinha pedido para deixar o cargo em 2011, mas o pedido só foi aceite agora pelo Vaticano. Isto, após o restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana.

O Cardeal ocupava o cargo desde 1981. Tinha uma relação especial com os Papas João Paulo II, Bento XVI e, agora com o Papa Francisco. É considerado o principal responsável pela independência da Igreja Católica cubana, face ao regime comunista de Cuba.

A renúncia foi aceite pelo Vaticano, ainda antes de Ortega completar os 75 anos.

  • Papa encontra-se com sobreviventes de Chernobyl
    2:26

    Mundo

    O Papa Francisco encontrou-se esta quarta-feira com familiares e vítimas da tragédia nuclear de Chernobyl, para além de pedir a todos para rezarem pelas vítimas do desastre, Francisco apelou aos católicos para participarem numa coleta que pretende ajudar os ucranianos afetados pela guerra.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16