sicnot

Perfil

Mundo

Papa aceita saída do Cardeal de Havana

O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal de Havana e, nomeou como sucessor o arcebispo de Camaguey, Monsenhor Garcia Rodriguez.

© Stringer . / Reuters

Jaime Ortega, de 67 anos, foi um dos principais intervenientes nas negociações que levaram à aproximação entre Cuba e os Estados Unidos da América.

Ortega já tinha pedido para deixar o cargo em 2011, mas o pedido só foi aceite agora pelo Vaticano. Isto, após o restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana.

O Cardeal ocupava o cargo desde 1981. Tinha uma relação especial com os Papas João Paulo II, Bento XVI e, agora com o Papa Francisco. É considerado o principal responsável pela independência da Igreja Católica cubana, face ao regime comunista de Cuba.

A renúncia foi aceite pelo Vaticano, ainda antes de Ortega completar os 75 anos.

  • Papa encontra-se com sobreviventes de Chernobyl
    2:26

    Mundo

    O Papa Francisco encontrou-se esta quarta-feira com familiares e vítimas da tragédia nuclear de Chernobyl, para além de pedir a todos para rezarem pelas vítimas do desastre, Francisco apelou aos católicos para participarem numa coleta que pretende ajudar os ucranianos afetados pela guerra.

  • Primeiro eclipse solar 100% visível nos EUA em 38 anos
    0:40
  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • Campanha eleitoral em Angola chega hoje ao fim

    Mundo

    Os candidatos às eleições gerais angolanas de quarta-feira terminam hoje um mês de campanha, com milhares de quilómetros percorridos, uma breve aparição de José Eduardo dos Santos e as possíveis coligações em destaque.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.