sicnot

Perfil

Mundo

Pequim vai ter casas de banho públicas com acesso gratuito à Internet

Pequim, capital de um dos países onde a censura na rede é mais apertada, vai construir cem casas de banho públicas com acesso gratuito à Internet sem fios, informou hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

Pequim constrói casas de banho públicas com acesso gratuito à Internet sem fios

Pequim constrói casas de banho públicas com acesso gratuito à Internet sem fios

© Lucy Nicholson / Reuters


As novas instalações incluem ainda caixas automáticas de levantamento de dinheiro e dispositivos para carregar telemóveis e veículos elétricos, segundo um responsável da administração municipal e meio ambiente de Pequim, citado pela agência.

A construção de cada uma destas instalações, com um orçamento fixado em 50.000 yuan (6.744 euros), faz parte da "revolução das retretes", termo que designa o programa de renovação das degradas casas de banho públicas da capital chinesa.

Pequim lançou anteriormente programas semelhantes por quatros vezes (em 1965, 1989, 1994 e 2002), resultando numa média de uma casa de banho pública por cada 1.700 habitantes, acima da média nacional de uma por cada 2.500.

Nos bairros antigos de Pequim, herança do passado proletário da cidade, as casas de banho públicas são imprescindíveis, por não existirem em muitas habitações, com dezenas de famílias a recorrerem às instalações públicas.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.