sicnot

Perfil

Mundo

Pequim vai ter casas de banho públicas com acesso gratuito à Internet

Pequim, capital de um dos países onde a censura na rede é mais apertada, vai construir cem casas de banho públicas com acesso gratuito à Internet sem fios, informou hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

Pequim constrói casas de banho públicas com acesso gratuito à Internet sem fios

Pequim constrói casas de banho públicas com acesso gratuito à Internet sem fios

© Lucy Nicholson / Reuters


As novas instalações incluem ainda caixas automáticas de levantamento de dinheiro e dispositivos para carregar telemóveis e veículos elétricos, segundo um responsável da administração municipal e meio ambiente de Pequim, citado pela agência.

A construção de cada uma destas instalações, com um orçamento fixado em 50.000 yuan (6.744 euros), faz parte da "revolução das retretes", termo que designa o programa de renovação das degradas casas de banho públicas da capital chinesa.

Pequim lançou anteriormente programas semelhantes por quatros vezes (em 1965, 1989, 1994 e 2002), resultando numa média de uma casa de banho pública por cada 1.700 habitantes, acima da média nacional de uma por cada 2.500.

Nos bairros antigos de Pequim, herança do passado proletário da cidade, as casas de banho públicas são imprescindíveis, por não existirem em muitas habitações, com dezenas de famílias a recorrerem às instalações públicas.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02