sicnot

Perfil

Mundo

Pessoas encontradas mortas em Cabo Verde foram atingidas por disparos de AKM

Pessoas encontradas mortas em Cabo Verde foram atingidas por disparos de AKM

Onze pessoas foram hoje encontradas mortas num posto militar na ilha cabo-verdiana de Santiago, um soldado continua desaparecido. Entre os mortos estão dois militares do posto, seis soldados, um cabo-verdiano e dois civis de nacionalidade espanhola. Segundo a polícia, as vítimas terão sido atingidas por disparos de AKM (versão da espingarda automática kalashnikov) usadas pelas Forças Armadas de Cabo Verde. Cristina Ferreira, jornalista da Agência Lusa, está a acompanhar os últimos acontecimentos.

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.