sicnot

Perfil

Mundo

Rei de Espanha recebe líderes dos partidos mais votados

Hoje vai ser um dia decisivo para o futuro político de Espanha. Filipe VI recebe, em audiência, os líderes dos partidos mais votados nas eleições de 20 de dezembro.

Felipe VI, Rei de Espanha.

Felipe VI, Rei de Espanha.

© POOL New / Reuters

Ontem, Filipe já recebeu os menos votados, em particular o líder da Esquerda Unida.

Alberto Gárzon está convencido que se ao final do dia de hoje não houver candidato a primeiro-ministro com apoio maioritário, a Espanha entra em campanha já amanhã.

Gárzon revelou ainda aos jornalistas que a conversa com o Rei andou à volta das eleições antecipadas no verão.

Formalmente, se até dia 2 de maio não houver acordos parlamentares, o parlamento tem de ser dissolvido e será convocada uma nova consulta popular, provavelmente a 26 de junho.

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.