sicnot

Perfil

Mundo

Rei de Espanha recebe líderes dos partidos mais votados

Hoje vai ser um dia decisivo para o futuro político de Espanha. Filipe VI recebe, em audiência, os líderes dos partidos mais votados nas eleições de 20 de dezembro.

Felipe VI, Rei de Espanha.

Felipe VI, Rei de Espanha.

© POOL New / Reuters

Ontem, Filipe já recebeu os menos votados, em particular o líder da Esquerda Unida.

Alberto Gárzon está convencido que se ao final do dia de hoje não houver candidato a primeiro-ministro com apoio maioritário, a Espanha entra em campanha já amanhã.

Gárzon revelou ainda aos jornalistas que a conversa com o Rei andou à volta das eleições antecipadas no verão.

Formalmente, se até dia 2 de maio não houver acordos parlamentares, o parlamento tem de ser dissolvido e será convocada uma nova consulta popular, provavelmente a 26 de junho.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07