sicnot

Perfil

Mundo

Rei de Espanha recebe líderes dos partidos mais votados

Hoje vai ser um dia decisivo para o futuro político de Espanha. Filipe VI recebe, em audiência, os líderes dos partidos mais votados nas eleições de 20 de dezembro.

Felipe VI, Rei de Espanha.

Felipe VI, Rei de Espanha.

© POOL New / Reuters

Ontem, Filipe já recebeu os menos votados, em particular o líder da Esquerda Unida.

Alberto Gárzon está convencido que se ao final do dia de hoje não houver candidato a primeiro-ministro com apoio maioritário, a Espanha entra em campanha já amanhã.

Gárzon revelou ainda aos jornalistas que a conversa com o Rei andou à volta das eleições antecipadas no verão.

Formalmente, se até dia 2 de maio não houver acordos parlamentares, o parlamento tem de ser dissolvido e será convocada uma nova consulta popular, provavelmente a 26 de junho.

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

    Mundo

    O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.