sicnot

Perfil

Mundo

Rei de Espanha recebe líderes dos partidos mais votados

Hoje vai ser um dia decisivo para o futuro político de Espanha. Filipe VI recebe, em audiência, os líderes dos partidos mais votados nas eleições de 20 de dezembro.

Felipe VI, Rei de Espanha.

Felipe VI, Rei de Espanha.

© POOL New / Reuters

Ontem, Filipe já recebeu os menos votados, em particular o líder da Esquerda Unida.

Alberto Gárzon está convencido que se ao final do dia de hoje não houver candidato a primeiro-ministro com apoio maioritário, a Espanha entra em campanha já amanhã.

Gárzon revelou ainda aos jornalistas que a conversa com o Rei andou à volta das eleições antecipadas no verão.

Formalmente, se até dia 2 de maio não houver acordos parlamentares, o parlamento tem de ser dissolvido e será convocada uma nova consulta popular, provavelmente a 26 de junho.

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.