sicnot

Perfil

Mundo

Rei de Espanha recebe líderes dos partidos mais votados

Hoje vai ser um dia decisivo para o futuro político de Espanha. Filipe VI recebe, em audiência, os líderes dos partidos mais votados nas eleições de 20 de dezembro.

Felipe VI, Rei de Espanha.

Felipe VI, Rei de Espanha.

© POOL New / Reuters

Ontem, Filipe já recebeu os menos votados, em particular o líder da Esquerda Unida.

Alberto Gárzon está convencido que se ao final do dia de hoje não houver candidato a primeiro-ministro com apoio maioritário, a Espanha entra em campanha já amanhã.

Gárzon revelou ainda aos jornalistas que a conversa com o Rei andou à volta das eleições antecipadas no verão.

Formalmente, se até dia 2 de maio não houver acordos parlamentares, o parlamento tem de ser dissolvido e será convocada uma nova consulta popular, provavelmente a 26 de junho.

  • Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
    2:35

    País

    Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • "Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
    1:40

    País

    A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.