sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal de França condena "dentista do horror" a 8 anos de prisão

Um tribunal de Nevers, no centro de França, condenou hoje o holandês Jacobus van Nierop, denominado "dentista do horror", a oito anos de prisão por ter mutilado dezenas de pacientes.

Christophe Masson

O tribunal determinou ainda que o dentista seja proibido de exercer a sua profissão definitivamente e que pague uma multa no valor total de 10.500 euros.

Van Nierop, 51 anos, começou a ser julgado em março por ter arrancado dentes saudáveis e ter deixado dezenas de pacientes com ferimentos como maxilares partidos, abcessos recorrentes e septicemia.

A procuradora Lucile Jaillon-Bru denunciou durante o julgamento o "desastre sanitário" causado pelo homem que tinha o seu consultório na pequena cidade de Chateau-Chinon.

A realização de "procedimentos inúteis e dolorosos" em cerca de 100 pacientes tinha como "objetivo último" a obtenção de reembolsos por parte dos seguros médicos, disse.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19