sicnot

Perfil

Mundo

Atentado suicida no oeste da Turquia faz pelo menos dez feridos

Pelo menos dez pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um atentado por uma bombista suicida num local turístico na cidade de Bursa, noroeste da Turquia, indicou fonte oficial.

"Trata-se de um atentado suicida", indicou às agências noticiosas, sob anonimato, um responsável dos serviços de segurança.

A explosão ocorreu junto à grande mesquita Ulucami, importante símbolo desta cidade, segundo a cadeia televisiva CNN-Turk, que citou a polícia.

As primeiras informações indicam que o ataque foi perpetrado por uma mulher de 25 anos.

A Turquia permanece há vários meses em estado de alerta devido a uma sucessão de ataques relacionados com o conflito curdo ou atribuídos ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

Em fevereiro e março, dois atentados com viatura armadilhada provocaram cerca ade 60 mortos no centro de Ancara, a capital turca. Foram reivindicados pelos Falcões da liberdade do Curdistão (TAK), um grupo radical e dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que em 1984 desencadeou uma rebelião armada contra o Estado turco pela autonomia do Curdistão turco, com provocou mais de 40.000 mortos.

Um outro atentado suicida em meados de março numa rua comercial de Istambul provocou a morte de quatro turistas estrangeiros, três israelitas e um iraniano. Este ataque foi atribuído pelo Governo conservador turco ao EI.

Este grupo é suspeito de ter cometido diversos atentados em território turco desde o verão. O mais mortífero, efetuado por dois bombistas suicidas em 10 de outubro, provocou 103 mortos no decurso de uma manifestação pró-curda em Ancara.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59