sicnot

Perfil

Mundo

Atentado suicida no oeste da Turquia faz pelo menos dez feridos

Pelo menos dez pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um atentado por uma bombista suicida num local turístico na cidade de Bursa, noroeste da Turquia, indicou fonte oficial.

"Trata-se de um atentado suicida", indicou às agências noticiosas, sob anonimato, um responsável dos serviços de segurança.

A explosão ocorreu junto à grande mesquita Ulucami, importante símbolo desta cidade, segundo a cadeia televisiva CNN-Turk, que citou a polícia.

As primeiras informações indicam que o ataque foi perpetrado por uma mulher de 25 anos.

A Turquia permanece há vários meses em estado de alerta devido a uma sucessão de ataques relacionados com o conflito curdo ou atribuídos ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

Em fevereiro e março, dois atentados com viatura armadilhada provocaram cerca ade 60 mortos no centro de Ancara, a capital turca. Foram reivindicados pelos Falcões da liberdade do Curdistão (TAK), um grupo radical e dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que em 1984 desencadeou uma rebelião armada contra o Estado turco pela autonomia do Curdistão turco, com provocou mais de 40.000 mortos.

Um outro atentado suicida em meados de março numa rua comercial de Istambul provocou a morte de quatro turistas estrangeiros, três israelitas e um iraniano. Este ataque foi atribuído pelo Governo conservador turco ao EI.

Este grupo é suspeito de ter cometido diversos atentados em território turco desde o verão. O mais mortífero, efetuado por dois bombistas suicidas em 10 de outubro, provocou 103 mortos no decurso de uma manifestação pró-curda em Ancara.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes