sicnot

Perfil

Mundo

Atentado suicida no oeste da Turquia faz pelo menos dez feridos

Pelo menos dez pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um atentado por uma bombista suicida num local turístico na cidade de Bursa, noroeste da Turquia, indicou fonte oficial.

"Trata-se de um atentado suicida", indicou às agências noticiosas, sob anonimato, um responsável dos serviços de segurança.

A explosão ocorreu junto à grande mesquita Ulucami, importante símbolo desta cidade, segundo a cadeia televisiva CNN-Turk, que citou a polícia.

As primeiras informações indicam que o ataque foi perpetrado por uma mulher de 25 anos.

A Turquia permanece há vários meses em estado de alerta devido a uma sucessão de ataques relacionados com o conflito curdo ou atribuídos ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

Em fevereiro e março, dois atentados com viatura armadilhada provocaram cerca ade 60 mortos no centro de Ancara, a capital turca. Foram reivindicados pelos Falcões da liberdade do Curdistão (TAK), um grupo radical e dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que em 1984 desencadeou uma rebelião armada contra o Estado turco pela autonomia do Curdistão turco, com provocou mais de 40.000 mortos.

Um outro atentado suicida em meados de março numa rua comercial de Istambul provocou a morte de quatro turistas estrangeiros, três israelitas e um iraniano. Este ataque foi atribuído pelo Governo conservador turco ao EI.

Este grupo é suspeito de ter cometido diversos atentados em território turco desde o verão. O mais mortífero, efetuado por dois bombistas suicidas em 10 de outubro, provocou 103 mortos no decurso de uma manifestação pró-curda em Ancara.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.