sicnot

Perfil

Mundo

Botão de pânico nos telemóveis da Índia

Os telemóveis construídos na Índia a partir do próximo ano vão ter um botão de pânico. A decisão surge na sequência da violação e morte de uma mulher de 23 anos por um grupo num autocarro em Nova Deli em 2012.

© Amit Dave / Reuters

A partir de janeiro de 2018, os telemóveis vão também ter o sistema integrado de GPS.

"A tecnologia serve para tornar a vida dos humanos melhor e o melhor uso é a segurança das mulheres", declarou o Ministério das Comunicações e Tecnologias na apresentação do plano.

Quando o utilizador pressionar um botão continuamente ou os números 5 e 9 nos novos telefones, será imediatamente feita uma ligação para os serviços de emergência.

Esta decisão surge na sequência de uma série de crimes contra as mulheres nos últimos anos. A morte de uma estudante de 23 anos num autocarro em Nova Deli em 2012 desencadeou uma onda de protestos pelo país e resultou em leis mais rígidas contra a violação. Noutro caso, um motorista da Uber foi considerado culpado de violar uma passageira em Nova Deli.

A Índia registou em 2014 337.922 crimes contra as mulheres, incluindo mais de 36 mil violações, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. É o país com a segunda maior taxa do mundo no mercado de telemóveis, com mais de mil milhões de utilizadores.

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagas as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Presidente da Câmara de Nova Iorque confirma "atentado terrorista falhado"
    0:29
  • Israel volta a bombardear posições do Hamas em Gaza

    Mundo

    O exército israelita voltou a bombardear esta segunda-feira posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas, informou um comunicado militar.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.