sicnot

Perfil

Mundo

Botão de pânico nos telemóveis da Índia

Os telemóveis construídos na Índia a partir do próximo ano vão ter um botão de pânico. A decisão surge na sequência da violação e morte de uma mulher de 23 anos por um grupo num autocarro em Nova Deli em 2012.

© Amit Dave / Reuters

A partir de janeiro de 2018, os telemóveis vão também ter o sistema integrado de GPS.

"A tecnologia serve para tornar a vida dos humanos melhor e o melhor uso é a segurança das mulheres", declarou o Ministério das Comunicações e Tecnologias na apresentação do plano.

Quando o utilizador pressionar um botão continuamente ou os números 5 e 9 nos novos telefones, será imediatamente feita uma ligação para os serviços de emergência.

Esta decisão surge na sequência de uma série de crimes contra as mulheres nos últimos anos. A morte de uma estudante de 23 anos num autocarro em Nova Deli em 2012 desencadeou uma onda de protestos pelo país e resultou em leis mais rígidas contra a violação. Noutro caso, um motorista da Uber foi considerado culpado de violar uma passageira em Nova Deli.

A Índia registou em 2014 337.922 crimes contra as mulheres, incluindo mais de 36 mil violações, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. É o país com a segunda maior taxa do mundo no mercado de telemóveis, com mais de mil milhões de utilizadores.

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.