sicnot

Perfil

Mundo

China nega que escola onde quase 500 alunos adoeceram esteja contaminada

As autoridades chinesas garantiram hoje que a qualidade do ar e da água de uma escola onde centenas de alunos revelaram problemas de saúde, "é normal", apesar da proximidade desta a uma antiga zona industrial.

© Jianan Yu / Reuters

A conclusão é de uma análise preliminar à zona onde está instalada a Escola de Línguas Estrangeiras de Changzhou, região oeste da China, levada a cabo por entidades do Governo local e central.

Os pais dos 493 alunos afetados, alguns com doenças graves, como leucemia e linfoma, queixam-se que o surto de doenças surgiu após a escola ter sido deslocada para uma área adjacente a antigas fábricas de produtos químicos.

Segundo uma reportagem anteriormente divulgada pela televisão estatal CCTV, a construção da escola começou sete meses antes da evacuação daquelas instalações ter sido concluída.

A mesma fonte revelou a presença de metais pesados e compostos orgânicos tóxicos no solo e nas águas subterrâneas, além de níveis de uma substância cancerígena quase 100.000 vezes superior ao máximo recomendado.

Três décadas de crescimento industrial rápido e desenfreado têm custado caro ao ambiente na China, cujos líderes têm estado preocupados com o crescente número de protestos motivados pela degradação ambiental.

A escola começou a funcionar em 2014 e conta atualmente com 2.541 alunos inscritos.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.