sicnot

Perfil

Mundo

Detido suspeito do massacre em Cabo Verde

O suspeito das 11 mortes num posto militar em Cabo Verde foi detido ao início da tarde de hoje no bairro da Fazenda, na Cidade da Praia, anunciou a Polícia Nacional.

ANTÓNIO GOMES/LUSA

O suspeito tinha feito um taxista como refém quando foi capturado e foi levado para a esquadra da Achada de Santo António, bairro mais populoso da Praia, onde já está concentrado um grande aparato policial, muitos jornalistas e populares.

A identificação do suspeito foi já confirmada pelas autoridades como sendo Manuel António Silva Ribeiro, de 22 anos, militar há cerca de um ano.

O militar é suspeito da morte de 11 pessoas - 8 militares e três civis -, incluindo dois espanhóis, no Centro Retransmissor de Monte Txota, no conselho de São Domingos, interior da ilha de Santiago.

Os corpos das 11 vítimas foram descobertos durante a manhã de terça-feira, mas o ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Paulo Rocha, disse hoje que "se presume" que as mortes terão ocorrido entre as 09:30 e as 10:00 de segunda-feira.

Em conferência de imprensa, também ao final da manhã, o ministro disse ainda que se aguardam os resultados das perícias médico-legais aos corpos, que deverão estar concluídas até ao fim do dia de hoje, para poder determinar a hora da morte exata.

Questionado sobre o facto de terem passado quase 24 horas entre o ataque e o alerta às autoridades, Paulo Rocha admitiu que não "é normal" um posto militar ficar tanto tempo sem contactar o comando.

Contudo escusou-se a tecer considerações sobre o que se terá passado.

"Não é normal e será devidamente averiguado a devido tempo. Agora o foco é na situação de hoje e no suspeito e no apoio e consolo aos familiares das vítimas", disse.

"A devido tempo falaremos do funcionamento e daquilo que se passou em termos de cumprimento de regras e de protocolos com o destacamento militar", acrescentou.

O ministro, que falava à imprensa antes de ser confirmada a detenção do suspeito, disse que um efetivo misto com elementos da Polícia Judiciária, Polícia Nacional e Forças Armadas, desenvolvia operações em várias zonas da capital cabo-verdiana.

Adiantou que as autoridades continuam a trabalhar na tese de um único suspeito e não forneceu pistas sobre as motivações do crime.

Questionado sobre como foi possível uma única pessoa conseguir matar 11, oito das quais também militares, Paulo Rocha disse que "uma pessoa na posse de uma arma de fogo pode tudo".

"A investigação trará a devida resposta. Temos que ser pacientes", disse Paulo Rocha, que até ir para o Governo, liderava os Serviços de Informação da República de Cabo Verde.

Última atualização às 16:44/Com Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.