sicnot

Perfil

Mundo

Nasceram quatro linces selvagens nos Montes Toledo

Quatro linces nasceram naturalmente nos Montes de Toledo, Espanha, algo que não acontecia há décadas e é o resultado do projeto de reintrodução de linces ibéricos Life Iberlince, que começou na região em julho de 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

O Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Castilla-La Mancha confirmou hoje o nascimento destes animais, uma ninhada de quatro linces com cerca de 45 dias, cuja mãe é Keres, um lince do centro da criação de animais Zarza Granadilla (Cáceres), que foi solta em 22 de janeiro de 2015.

O Ministro da Agricultura, do Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Francisco Martínez Arroyo, disse que esta é uma "notícia muito aguardada para a conservação desta espécie, uma vez que já não se reproduzia nos Montes de Toledo durante há décadas e, portanto, é um marco para o projeto Iberlince Life".

O ministro acrescentou ainda que o objectivo do programa é precisamente este "que os animais sejam capazes de viver e de se reproduzir sozinhos".

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.