sicnot

Perfil

Mundo

Nasceram quatro linces selvagens nos Montes Toledo

Quatro linces nasceram naturalmente nos Montes de Toledo, Espanha, algo que não acontecia há décadas e é o resultado do projeto de reintrodução de linces ibéricos Life Iberlince, que começou na região em julho de 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

O Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Castilla-La Mancha confirmou hoje o nascimento destes animais, uma ninhada de quatro linces com cerca de 45 dias, cuja mãe é Keres, um lince do centro da criação de animais Zarza Granadilla (Cáceres), que foi solta em 22 de janeiro de 2015.

O Ministro da Agricultura, do Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Francisco Martínez Arroyo, disse que esta é uma "notícia muito aguardada para a conservação desta espécie, uma vez que já não se reproduzia nos Montes de Toledo durante há décadas e, portanto, é um marco para o projeto Iberlince Life".

O ministro acrescentou ainda que o objectivo do programa é precisamente este "que os animais sejam capazes de viver e de se reproduzir sozinhos".

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC