sicnot

Perfil

Mundo

Nasceram quatro linces selvagens nos Montes Toledo

Quatro linces nasceram naturalmente nos Montes de Toledo, Espanha, algo que não acontecia há décadas e é o resultado do projeto de reintrodução de linces ibéricos Life Iberlince, que começou na região em julho de 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

O Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Castilla-La Mancha confirmou hoje o nascimento destes animais, uma ninhada de quatro linces com cerca de 45 dias, cuja mãe é Keres, um lince do centro da criação de animais Zarza Granadilla (Cáceres), que foi solta em 22 de janeiro de 2015.

O Ministro da Agricultura, do Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Francisco Martínez Arroyo, disse que esta é uma "notícia muito aguardada para a conservação desta espécie, uma vez que já não se reproduzia nos Montes de Toledo durante há décadas e, portanto, é um marco para o projeto Iberlince Life".

O ministro acrescentou ainda que o objectivo do programa é precisamente este "que os animais sejam capazes de viver e de se reproduzir sozinhos".

Lusa

  • Sismo de 3,1 com epicentro a 8 km de Almodôvar

    País

    Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • ADSE quer poupar 29 milhões com nova tabela de preços
    2:50

    Economia

    A nova tabela de preços - que a ADSE quer que entre em vigor a 1 de março - pretende poupar 29 milhões de euros, nos cuidados de saúde prestados fora das unidades públicas aos funcionários do Estado. Os hospitais privados consideram a proposta irreal e ameaçam pôr fim aos acordos com a ADSE.

  • Paris afetada por praga de ratos
    1:03