sicnot

Perfil

Mundo

Polícia identifica mais uma provável vítima de Charles Manson, 46 anos depois

A polícia de Los Angeles identificou o corpo da mulher encontrado perto da mansão de Charles Manson em 1969, que era apenas conhecida como "Maria de Ninguém #59" ("Jane Doe #59" em inglês).

people.com

Reet Jurvetson era uma jovem canadiana de 19 anos de Montreal que tinha mudado para Los Angeles nesse ano, revelou 46 anos depois a polícia de Los Angeles à revista People. O detetive Luis Rivera, especialista em casos arquivados, diz que os investigadores ainda não consigaram determinar se a sua morte está ou não relacionada com Charles Manson, mas que há grande probabilidade.

A 16 de novembro de 1969, a jovem foi encontrada morta com 150 golpes de faca no pescoço, sem identificação, perto da casa onde ocorreu o massacre, em Mulholland Drive. Três meses antes, a atriz Sharon Tate, mulher do realizador Roman Polanski de quem estava grávida, e várias outras pessoas foram mortas pela Família Manson.

A identidade da jovem permaneceu um mistério durante todos estes anos. Em junho do ano passado, a irmã reconheceu-a quando viu uma fotografia na Internet. Ao analisar o ADN de ambas identificaram-nas como irmãs.

Em entrevista à People, Anne Jurvetson contou que a adolescente "de espírito livre e feliz" tinha resolvido ir para Los Angeles atrás de uma paixão, apenas conhecido por John. Depois de chegar enviou um postal aos pais em Montreal a dizer que tinha encontrado um apartamento e que estava feliz e nunca mais disse nada. Os pais nunca a deram como desaparecida porque "acreditavam que estava a viver a sua vida em algum lugar e que algum dia teriam notícias dela", contou Anne Jurvetson.

O detetive garante que a polícia vai desvendar o caso. "ninguém merece aquilo que lhe aconteceu. É nosso dever encontrar o culpado e levá-lo perante a Justiça", afirmou Luis Rivera. O detetive e a colega Veronica Conrado interrogaram Charles Manson em outubro passado na prisão Corcoran, mas nada lhes revelou sobre esta jovem.

Charles Milles Maddox nasceu em Cincinnati a 12 de novembro de 1934. Foi líder de um grupo que ficou conhecido como "A família Manson" que cometeu vários assassínios nos Estados Unidos no fim dos anos 1960. Manson foi condenado à morte em 1971, tendo posteriormente a pena sido trasnformada em prisão perpétua, que ainda cumpre.

  • Paula Brito e Costa continua a trabalhar na Raríssimas

    País

    Depois de ter apresentado a demissão do cargo de presidente da Raríssimas, Paula Brito e Costa mantém-se a exercer funções na associação, apurou a SIC. Identifica-se agora como diretora-geral e já comunicou isso mesmo a alguns funcionários.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.